Diferente da M3 Touring, a BMW M5 Touring já existiu e em mais de uma geração. A perua nervosa da Bimmer surgiu em 1988 na geração E34, tendo uma pausa na geração seguinte e retornando em 2004.
Esta última foi a geração E61, aquela com um animalesco V10 5.0 (foto acima), mas agora a BMW trará uma nova M5 Touring, porém, com um V8 hibridizado.
A ordem de produção está para novembro de 2024 e já na próxima geração do sedã esportivo M5, que atenderá pelo código G90.
No caso da perua M5 Touring, o código é G99 e ela terá lugar no portfólio da marca para trazer performance e eficiência energética num pacote arrepiar os entusiastas.
Já visto em testes, assim como a perua, o BMW M5 trará o motor S68, um V8 biturbo 4.4 litros com transmissão automática de oito marchas e tração nas quatro rodas.
Ainda que a BMW tenha confirmado que continuará a oferecer câmbio manual em seus carros, não se sabe se os americanos ainda terão o privilégio de ter um M5 manual, ainda mais perua…
Com 745 cavalos e 101,6 kgfm, a M5 Touring será a mãezona poderosa da M3 Touring, tendo um motor elétrico dentro da caixa da ZF e baterias de lítio para fazê-la rodar 80 km só na energia.
A hibridização do M5 teria sido adiantada em um relatório que vazou em 2021 no Reino Unido, já citando dois códigos da próxima geração.
Sendo um modelo plug-in, permitirá que o dono nem gaste o combustível no dia a dia apertado.
Obviamente que, mesmo com tração nas quatro rodas, ela terá também função drift com 100% da força nas rodas traseiras.
Atualmente, a Audi RS6 Avant dispõe de “apenas” 600 cavalos com 81,1 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, alcançando até 305 km/h.
Então, com 145 cavalos mais possante que a rival das quatro argolas, a BMW M5 Touring 2025 deve baixar o tempo para perto de 3 segundos ou até menos, talvez chegando a 310 km/h.
[Fonte: Drive]