BMW: Neue Klasse terá sedã e SUV em base eletrificada

A BMW prepara a chegada de sua próxima geração do Série 3, o conhecido Neue Klasse dos anos 70, que virá em uma plataforma elétrica com suporte para motores a combustão.

Pelo que se sabe até agora, o sedã (NA0) chegará em 2025, porém, a perua (NA1) só em 2027, mas haverá mais um elemento nessa história, um SUV de estilo esportivo.

Oliver Zipse, CEO da BMW, disse: “Nossa Neue Klasse chegará em 2025. Exatamente no momento certo, quando a ascensão da mobilidade elétrica atingir uma nova dimensão. A Neue Klasse vai acelerar ainda mais nossa penetração no mercado de veículos elétricos”.

Zipse explicou: “Inicialmente, a empresa planeja um sedã no segmento Série 3 e um SUV esportivo. Até o final da década, a Neue Klasse deverá responder por mais da metade de nossas vendas globais. Isso também pode incluir veículos movidos a hidrogênio. Mas é muito mais do que um novo portfólio de produtos […].

Com uma base elétrica que comporta motores e transmissões, a Neue Klasse 2025 supostamente também poderá sustentar módulos com células de combustível e tanques pressurizados de hidrogênio líquido.

Isso fará com que a Neue Klasse 2025 seja tão versátil que poderá ser fabricada em vários países com propósitos diferentes, dependendo dos mercados onde estará atuando.

Nesse caso, por exemplo, dada a baixa eletrificação no Brasil, podemos imaginar que a Neue Klasse 2025 para Araquari manterá motor a combustão com tecnologia flex, assim como transmissão automática.

Nos EUA, um misto de motores a combustão e híbridos pode chegar do México, enquanto a Europa mergulhará na eletrificação com híbridos e elétricos, com ainda algumas oferta de combustão interna.

Europa, China, Japão e Califórnia devem ser mais atraídas pela propulsão a hidrogênio, mas neste caso, apenas próximo do final da década.

De qualquer forma, a eletrificação estará presente em praticamente toda a produção, seja com MHEV, HEV ou PHEV, além do próprio EV.

[Fonte: FCE]