Volume é superior àquele registrado na primeira quinzena de junho, quando foram emplacados 73 mil veículos
Do Automotive Business
O volume de licenciamentos registrados na primeira quinzena de julho chegou a 82,5 mil veículos, entre leves e pesados, informou à Automotive Business fonte ligada ao setor de distribuição. O resultado é 12% superior ao verificado em igual período no mês passado. Com isso, o ritmo de vendas diárias nos primeiros quinze dias deste mês foi de 7,4 mil unidades/dia até sexta-feira, 15.
O interlocutor comentou que as vendas diretas, aquelas realizadas aos clientes pessoa jurídica, seguem sustentando os emplacamentos. Haveria, segundo a fonte, uma baixa procura por veículos zero quilômetro na rede de distribuição por causa do quadro atual de juros altos e crédito restrito, fatores que combinados inibem a compra de unidades novas.
Falta de chips ainda impacta licenciamentos de julho
Há também a questão da falta de semicondutores no mercado, o que há meses inviabilizada uma produção regular nas linhas das montadoras. Apenas para as locadoras, segundo informações da Anfavea, a associação que representa as fabricantes, há um pedido de 600 mil veículos que ainda não foram entregues em sua totalidade.
De acordo com o site Motor1, o modelo mais vendido na primeira quinzena de julho foi o Volkswagen Gol, com mais de 5 mil unidades licenciadas. Na sequência, fechando a lista dos cinco mais vendidos, seguem Fiat Strada (4,7 mil), Chevrolet Onix (3,6 mil), Chevrolet Onix Plus (3,2 mil) e o Chevrolet Tracker (2,9 mil).