Em um novo normal, o setor automotivo brasileiro vive um momento delicado e de transição, acompanhando a tendência mundial verificada no momento.
Já vindo de uma lenta recuperação de uma crise pré-pandemia, o Brasil foi igualmente atingido pela Covid-19 e, em decorrência dela, outra crise, ainda mais grave para as montadoras, a escassez de chips.
Para piorar o cenário, a Rússia invade a Ucrânia e a geopolítica mundial muda completamente, afetando mercados e aumentando o risco de uma recessão americana, o que certamente arrastará o mundo…
Ainda assim, as montadoras prometem manter seus investimentos no Brasil e o montante a ser aplicado até 2025 será de R$ 49,9 bilhões.
Boa parte desses investimentos virá das montadoras Volkswagen, Great Wall e General Motors, mas também haverá investimentos de Toyota, Stellantis, Volvo, Scania, VWCO, Daimler Trucks, Renault e Caoa Chery.
A Volkswagen confirmou R$ 7 bilhões até 2026, focando no lançamento do Polo Track, assim como no novo crossover que ficará abaixo do T-Cross. A renovação da linha e a eletrificação fazem parte do investimento.
A Great Wall aplicará R$ 10 bilhões no país até 2032, porém, R$ 4 bilhões serão aplicados até 2025, período em que a empresa iniciará a produção em Iracemápolis-SP com os primeiros modelos híbridos flex.
Já a GM programou R$ 10 bilhões para serem gastos de 2019 a 2024, quando lançou produtos importantes, como os novos Onix, Onix Plus e Tracker, com a Nova Montana chegando para fechar o ciclo com a Nova S10 ao final.
Na Toyota, o investimento é cadenciado e o mais recente foi de R$ 50 milhões para Indaiatuba, mas a marca já aplicou R$ 1 bilhão em 2019.
A Stellantis é a que tem o maior montante previsto para investir por aqui, chegando a R$ 16,2 bilhões de 2019 a 2025, sendo essa a soma de FCA e PSA.
Os fabricantes de caminhões e ônibus Volvo, Scania, Daimler Trucks e VWCO encerrarão os investimentos já iniciados de R$ 1,25 bilhão, R$ 1,4 bilhão, R$ 2,4 bilhões e R$ 2 bilhões, respectivamente.
A Renault não revelou o montante até 2025, enquanto a Caoa Chery finalizará uma aplicação de R$ 1,5 bilhão até 2023.
[Fonte: Automotive Business]