Com 147 mil unidades emplacadas, venda de veículos cai quase 16% em abril

Apesar da pequena alta ante março, dados da Fenabrave mostram recuo acentuado também no acumulado do ano em relação a 2021

Do Automotive Business

Pelo visto, os efeitos do IPI não fizeram nem cócegas nas vendas de veículos. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em abril o mercado brasileiro registrou pouco mais de 147 mil unidades emplacadas – entre automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número é 15,9% menor que o registrado em abril de 2021.

No acumulado do ano, o recuo nas vendas de veículos é ainda maior de acordo com o levantamento da entidade que reúne as concessionárias. Com quase 553 mil unidades comercializadas no quadrimestre, o setor amarga queda de 21,3% ante o mesmo período de 2021. Só na comparação mês a mês há o que comemorar, porém, mesmo assim, o aumento foi tímido: 0,3% em relação a março.

Automóveis e comerciais leves

No recorte de veículos leves e comerciais, foram pouco mais de 136 mil unidades entregues em abril. Desta forma, o mercado encolheu 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado e teve alta de 1% na comparação com março deste ano. No acumulado das categorias, as mais de 510 mil unidades representam um recuo de 22,8% em relação aos quatro primeiros meses de 2021.

Caminhões e ônibus

No segmento de caminhões, o balanço foi um pouco mais animador. As 9,3 mil unidades comercializadas em abril representaram queda de 4,4% em relação a abril do ano anterior e 7,7 a menos de vendas no comparativo com março de 2022. No acumulado, já são mais de 35,5 mil veículos pesados emplacados, alta de 1,5% em relação a janeiro-abril de 2021.

Os ônibus totalizaram aproximadamente 1,5 mil unidades entregues em abril, segundo a Fenabrave. Isso representa aumento de quase 9% na comparação com o mesmo mês de 2021, apesar da queda de 14,5% ante março deste ano. No primeiro quadrimestre, já são mais de 5,6 mil ônibus negociados, alta de 3,4% em relação ao período igual do ano passado.

Fiat lidera o mercado

A liderança na participação de mercado continua nas mãos da Fiat. A marca pertencente ao Grupo Stellantis anota 25,2% de mix nas vendas de veículos em abril, seguida da General Motors (15,5%), da Toyota (10,9%) e da Hyundai (10,3%).

A montadora italiana ratifica o posto de primeiro lugar também nas categorias em separado. Entre os automóveis de passeio (hatches, sedãs, SUVs etc.), o market share da Fiat foi de 18,4%, enquanto entre os comerciais leves (picapes, furgões, vans, chassis-cabine etc) a participação passa dos 53%.