Em nota breve, a Ford anunciou a venda da fábrica de motores de Taubaté, no Vale do Paraíba, para uma construtora, a São José Empreendimentos Imobiliários.
Segundo a agora importadora americana, a planta passará para a mão da empresa brasileira que já havia comprado a antiga fábrica de veículos de Taboão, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC.
De acordo com a nota, o negócio depende também da aprovação do CADE — Conselho Administrativo de Defesa Econômica — e o processo deve demorar de 60 a 90 dias para ser concretizado.
Histórica para a região do Vale do Paraíba, assim como a unidade de Taboão, cujo prédio administrativo está tombado pelo município e não pode ser derrubado, a planta de Taubaté era outra ex-Willys Overland do Brasil.
Em 1958, funcionava uma fundição no local, comprada pela Willys para fazer os motores de seus jipes e utilitários, além dos elegantes carros.
Com a produção de motores estabelecida ali, assim como de carros em Taboão e jipes também em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, a Willys Overland do Brasil tinha uma boa infraestrutura.
Contudo, em 1967, a filial brasileira da Willys foi comprada pela Ford e esta assumiu as instalações paulistas até recentemente, quando fechou primeiro no ABC e em janeiro de 2021 no Vale do Paraíba.
Agora, as duas unidades passaram para a construtora São José, que transformou a fábrica do ABC em um terminal logístico, algo que pode acontecer também no Vale.
Dessa forma, a Ford se livra de mais uma instalação fechada no Brasil, porém, tem ainda outras duas com placa de “vende-se” no Nordeste.
Uma fica em Horizonte-CE, onde funcionava a Troller, cujo processo de venda gerou enorme polêmica na região.
Já a outra planta é muito maior e bem mais complexa, no Polo Industrial de Camaçari-BA, onde fazia motores e carros.
A planta baiana é enorme e, pelo visto, dificilmente voltará a funcionar como produtora de veículos, dado seu porte.