A Cummins Brasil foi reconhecida como uma das melhores empresas para profissionais LGBTI+ trabalharem no Brasil, por meio de pesquisa inédita realizada pelo Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Em sua primeira edição, o ranking contou com uma análise abrangente sobre a adoção de políticas inclusivas relacionadas aos colaboradores LGBTI+ por empresas dos mais diversos setores e tamanhos. O objetivo foi reconhecer os avanços das empresas na pauta LGBTI+ e ajudar a difundir as boas práticas, políticas e processos que criam um ambiente de segurança psicológica para todas as pessoas dentro de uma organização e na sociedade.
A metodologia da HRC com a Mais Diversidade avaliou as práticas em cinco pilares fundamentais para a inclusão LGBTI+: Políticas e documentos institucionais de não-discriminação; Governança em Diversidade e Inclusão; Educação para a diversidade LGBTI+; Compromissos Públicos e Monitoramento da inclusão LGBTI+.
Na Cummins, os valores e políticas são muito claros quando se trata de igualdade de tratamento e não discriminação para garantir a cada funcionário um local de trabalho seguro e saudável, onde eles se sintam respeitados e valorizados por seu talento e habilidades, independentemente de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.
O Valor Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) é trabalhado pela empresa por meio do Grupo de Recursos de Colaboradores ou ERG (Employee Resource Group) que abrange o ERG Etnias, o ERG WEN para questões de gênero, o ERG ThisAbility de Pessoas com Deficiência, o ERG MERGE para Gerações, além do ERG Pride, voltado para ações e iniciativas LGBTQ+. Com um plano estratégico bem definido, incluindo ações claras de projetos e datas relevantes, todas as atividades dos grupos são engajadas por colaboradores voluntários.
Além disso, a líder em tecnologia no setor automotivo conta com uma política global dedicada à transição de gênero, formalizada, escrita e divulgada para todos os empregados. Na publicação de vagas para processo seletivo externo, a Cummins Brasil enfatiza o tema DE&I, reforçando que não há restrições quanto à idade, raça, estado civil, deficiência, orientação sexual ou identidade de gênero das pessoas.
Desde 2015, a Cummins Brasil já treinou mais 900 colaboradores por meio do Safe Leader Training, um programa global de desenvolvimento de habilidades disponível para os funcionários da Cummins e compartilhado com organizações externas que inclui uma visão geral diferenciada de como abordar efetivamente tópicos relacionados a dimensão LGBTQ+, promovendo conhecimento e reforçando as políticas e os valores da empresa, com o propósito de manter a Cummins um lugar seguro para todas as pessoas entregarem seu melhor potencial.