EUA: escassez de mecânicos nas revendas preocupa

Os EUA estão enfrentando uma nova escassez no setor automotivo e, desta vez, não está ligada a fornecedores globais de peças e componentes. O que falta são mecânicos nas revendas.

Segundo o artigo da CNBC, existe uma grave escassez de mão de obra especializada para manutenção dos carros nas concessionárias americanas, levando a um alerta no setor.

Dados locais, falam que está cada vez mais difícil conseguir técnicos e profissionais especializados em manutenção automotiva, tanto nas revendas quanto em oficinais particulares.

A dificuldade em recrutar e reter profissionais na área está sendo encarado como um dos reflexos de um movimento que vem sendo chamado nos EUA de “Grande Demissão”.

Muitos profissionais, em diversas áreas, estão se demitindo de seus empregos em taxas muito elevadas, bem acima do que é normalmente visto e isso vem ocorrendo desde o fim da quarentena de Covid-19.

Consultores de serviços e gerentes de serviços são as profissões nas concessionárias que mais sentem falta de mão de obra.

No entanto, muito antes da pandemia, o setor automotivo vê uma diminuição expressiva na área de manutenção, com baixa oferta de mecânicos.

Isso vem acontecendo há décadas, mas agora se acentuou. Um dos motivos são os baixos salários, bem como a falta de plano de carreira, que desestimula a formação de profissionais no setor.

Outro motivo é a mudança no setor, onde os mecânicos estão sendo substituídos por profissionais com formação em alta tecnologia para consertar carros cada vez mais sofisticados.

A eletrificação é um dos motivos que faz a oferta de técnicos de manutenção automotiva cair muito nos EUA, visto que cada vez mais se precisa de profissionais especializados em veículos eletrificados.

Nesse último, o setor automotivo vê como uma oportunidade a formação de técnicos voltados para as novas tecnologias e isso ajude a atrair mão de obra para as revendas.

[Fonte: CNBC]