Os europeus já podem começar a se despedir de mais uma família de médios que deixará a região em 2025. Nesse caso, o Ford Focus jogará a toalha e sairá de cena.
A informação veio do jornal alemão Automobilwoche, que faz parte do grupo Automotive News, que replicou a notícia ao nível europeu.
O anúncio foi feito por Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, que confirmou o fim do Focus para 2025.
Para piorar a situação dos trabalhadores, a Ford não encontrou uma solução para o futuro da fábrica alemã de Saarlouis, no estado de Sarre.
Isso é o que está preocupando o sindicato local, pois, a produção do Focus é o que move essencialmente essa planta da Ford.
Em Colônia, no estado de Renânia do Norte-Vestefália, a Ford faz o Fiesta, outro modelo que também está na mira do oval azul, pois, o local será palco para o crossover elétrico MEB da marca americana.
Aparentemente, o Fiesta pode desaparecer mais cedo que o Focus, com rumores falando em 2023. Em Colônia, a Ford tem mais de 4 mil funcionários, mas em Saarlouis, são mais de 4,6 mil pessoas.
Rowley disse: “Estamos buscando outras oportunidades alternativas para a produção de veículos em Saarlouis, incluindo [venda para] outros fabricantes. Não temos em nosso ciclo de planejamento um modelo adicional que vá para Saarlouis”.
Nesse caso, a Ford teria que produzir ali algo como a Nova Ranger para fornecer à VW, por exemplo, mas isso será feito na África do Sul.
O acordo entre VW e Ford já está desenhado e Colônia receberá não um, mas dois produtos com base VW (MEB).
Então, fica realmente difícil para Saarlouis ver algo além de 2025, o que pode acabar sendo mais uma fábrica da Ford com placa de vende-se adiante.
Isso pode interessar montadoras chinesas, especialmente de carros elétricos, mas o custo alemão precisaria ser analisado.
[Fonte: ANE]