O pacote ADAS dos carros europeus sofrerá uma mudança significativa no conteúdo, acrescentando o chamado ISA ou Intelligent Speed Assistance, que promete colocar um freio no excesso de velocidade.
O ISA será um complemento aos itens que já conhecemos do ADAS, existente em pacotes como Toyota Safety Sense ou Honda Sensing, por exemplo.
Trata-se de um sistema que trabalhará com o ACC – controle de cruzeiro adaptativo – e o reconhecimento de sinais de trânsito.
No ISA, a intervenção virá quando o veículo ultrapassar o limite de velocidade da via, reconhecendo rapidamente as placas de velocidades e iniciando um processo de alerta ao condutor.
Primeiro será um alerta visual e/ou sonoro de excesso de velocidade na via. Se o condutor não responder imediatamente, o pressão no pedal do acelerador se intensificará, exigindo assim mais força no pé para manter a velocidade.
Por fim, se mesmo isso não funcionar, o ISA aciona o ACC para aplicar os freios e baixar a velocidade para o limite da rua ou estrada.
Contudo, haverá duas opções para o condutor fugir da ação do ISA, sendo a mais fácil desativá-lo manualmente ou pressionar forte o pedal do acelerador, indicando que necessita exceder o limite.
O ISA é parte de uma campanha da União Europeia para reduzir as mortes no trânsito, já que uma parte delas é decorrente de excesso de velocidade em ruas e estradas.
A campanha da Comissão Europeia é chegar a 2050 com morte zero no trânsito dos 27 países-membros da União Europeia.
Obviamente, o ISA acabará chegando ao Brasil nos pacotes ADAS oferecidos em seus carros importados ou mesmo nacionais.
Ainda que não seja uma condução de Nível 3, o ISA aproximará os carros de Nível 2 de automação do 2+, nunca eliminando a atenção do motorista e ainda lhe dando liberdade para atuar da forma que desejar.
[Fonte: Diário Motor]