Faturamento nominal do setor de autopeças na reposição cresce 4,7% no primeiro quadrimestre

Por causa do efeito da aplicação da média móvel trimestral, uma vez que nos dois meses anteriores houve crescimento das vendas, o mercado de reposição apresentou crescimento de 3,2% em relação a março, quando as informações das empresas são segmentadas entre linha leve e pesada. Apesar do menor número de dias úteis em abril, que influenciou no resultado geral, o impacto da metodologia aplicada garantiu performance positiva.

Comparado ao mesmo mês do ano passado, a receita nominal subiu 7,7% e foi 4,7% superior no acumulado dos quatro primeiros meses do ano. Convém lembrar que os meses de março e abril do ano passado foram mais afetados pela proliferação da segunda onda da Covid no país, embora os efeitos para os negócios tenham sido menos intensos do que na primeira onda. Para veículos leves, a variação mensal foi positiva em 1,8%.

O resultado se manteve favorável na análise contra abril/21, observando-se variação de 6,1%, e de 5,4% para o acumulado no primeiro quadrimestre. Os resultados foram positivos também para a reposição de peças de veículos pesados. A receita nominal cresceu 7,2% em relação a março. Por sua vez, houve alta de 11,9% frente ao mesmo mês do ano anterior e de 3,0% no acumulado até abril.