Fiat Scudo tem primeiro teaser para o Brasil

scudo 2023

O Fiat Scudo, como já era esperado, chegará oficialmente ao mercado brasileiro e isso se dará no dia 23 de junho, quando a marca italiana adicionará o novo comercial leve ao portfólio, que já inclui Fiorino e Ducato.

Com isso, a Fiat se iguala às irmãs da Stellantis, no caso Peugeot e Citroën, na oferta de um furgão de médio porte com capacidade para transportar até 1,5 tonelada de carga.

Como já se sabe, o Fiat Scudo foi lançado recentemente na Europa e deriva dos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy, tal como os irmãos Boxer e Jumper possuem relação direta com a Ducato.

fiat scudo 1

O Fiat Scudo será montado em CKD no Uruguai, de onde partirá com seus irmãos rumo ao mercado brasileiro, assim como argentino e sul-americano.

Feito sobre a plataforma modular EMP2, o Fiat Scudo deverá ser equipado com motor turbo diesel 1.6 de 115 cavalos a 3.500 rpm e 30 kgfm a 1.750 rpm, além de câmbio manual de seis marchas.

fiat scudo 3

Espera-se que venha com duas opções de altura, ainda que a mais baixa seja mais valorizada para serviços urbanos, podendo assim acessar garagens de edificações, por exemplo.

A receita deve ter um ou outro ingrediente diferente do prato servido pelas marcas francesas, mas a vantagem do Fiat Scudo será a ampla rede de centenas de concessionárias da Fiat espalhadas pelo país.

Com bom espaço interno para carga, com piso plano e porta lateral deslizante, o Fiat Scudo terá ainda arranjo interno para objetos mais longos que o compartimento.

fiat scudo 4

Tendo suspensão traseira semi-independente e tração dianteira, o Fiat Scudo ampliará muito a vantagem da marca sobre as demais no mercado de veículos comerciais.

Até maio, a Fiat tinha nada menos que 53,05% de participação no mercado de comerciais leves e 55,43% da Stellantis com as duas francesas. Isso sem contar a RAM, o que elevaria para 55,95% de market share.

Adiante, tal como nas fotos, virá o eScudo, que trabalhará ao lado das versões elétricas de Expert e Jumpy.