E a história começada no Brasil, enfim, se encerra na Índia… O Ford EcoSport agora entra para o livro de história automotiva com o último exemplar da “Carreira das Índias”.
Este é o último exemplar do EcoSport, feito em Maraimalai Nagar e com ele, se encerra a produção da Ford na Índia.
Ainda que apenas os funcionários da Ford em Camaçari devam ter guardado em memória ou imagem o derradeiro EcoSport brasileiro, os indianos decidiram divulgar seu último SUV feito localmente.
Já sem produção em Craiova, na Romênia, o Ford EcoSport encerra sua trajetória como um player que aqui transitou sozinho até a chegada do Renault Duster, abrindo caminho para o segmento mais disputado hoje.
Tal como perto do Recôncavo Baiano, a Ford Índia em Nagar deixou para trás os modelos Figo e Aspire, similares dos conhecidos Ka e Ka Sedan, respectivamente, encerrando lá um ciclo de uma década, mas que aqui foi de mais de um século.
Com o último lote feito para ser enviado para a África do Sul, o EcoSport deixa a Índia e a vida comercial em outro fracasso da Ford, nesse caso, após tentativa infrutífera de acordo com a Mahindra para reverter maus resultados.
Da mesma forma, aqui a Ford fechou suas fábricas após uma década de prejuízo com R$ 60 bilhões perdidos. Tanto aqui quanto lá, a Ford tinha quatro fábricas e todas foram fechadas.
Contudo, enquanto os indianos só saberão das novidades da Ford pela imprensa ou em viagens ao exterior, pois a mesma saiu completamente de lá, aqui a estratégia é vender importados com localizados regionais.
Bronco Sport, Maverick, Ranger, Mustang, Transit e Territory são as opções da marca americana por aqui, com Ranger vindo da Argentina em nova geração (breve) e Transit montada localmente.
Na Índia, importação de carros não é uma boa ideia devido aos altos custos envolvidos e, diferente daqui, a Ford preferiu seguir a GM ao deixar o país.
[Fonte: Autocar Índia]