Ford Escort RS Turbo S1 85 da Princesa Diana em leilão

A Princesa Diana ou simplesmente Lady Di, ainda é uma figura popular internacionalmente e mesmo após 25 anos de sua morte trágica, mexe com muita gente e vira notícia, com a mais recente nas redes sociais, envolvendo uma reação de seus filhos a um vídeo antigo.

Então, Lady Di permanece em alta e qualquer coisa relacionada com ela diretamente valerá muito dinheiro ou dará o que falar. Nesse caso, estamos falando de um Ford Escort RS Turbo S1 de 1985.

Considerado o último Ford Escort de Diana, o esportivo americano feito no Reino Unido é um carro raro e já deve estar movendo as contas de muitos colecionadores, especialmente aqueles ligados a bens que pertenceram à realeza britânica.

O Ford Escort RS Turbo S1 85 de Diana não é apenas especial por ter sido dela, mas porque foi feito em parte especialmente para ela e, além disso, reúne um mistério.

Antes do RS Turbo, o Escort de Diana era um conversível, porém, o serviço de segurança da Família Real viu risco à princesa em um carro com capota de tecido e ainda manual.

Então, foi sugerido a troca por um Escort com teto de aço e a escolha recaiu sobre o Ford Escort RS Turbo S1, mas ainda não se sabe se essa versão foi escolhida de fato pela princesa.

O que se sabe é que houve uma mudança no carro, feito diretamente à Ford Europa. Dos 5.000 exemplares do RS Turbo S1 de 1985, quase todos eram da cor Diamond White.

Contudo, Diana em uma carro branco e dotado de boa área envidraçada, como era o caso do Escort, seria uma atração aos paparazzi

Então, o carro foi pintado todo de preto, inclusive os detalhes que não faziam parte da pintura original, como a grade do motor, por exemplo.

Ao três carros foram pintados assim, sendo um dela, um como dublê e um terceiro para outro membro da Família Real.

Não se sabe o destino desses carros adicionais, mas o Ford Escort RS Turbo S1 85 de Diana está na Silverstone Auctions para leilão no dia 27 de agosto, quatro dias antes dos 25 anos da morte da princesa.

O Escort RS Turbo tinha motor 1.6 Turbo com 130 cavalos e câmbio manual de cinco marchas, indo de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, sendo um esportivo que faria muita gente hoje ficar no vermelho para tê-lo na garagem…

Ele está com 40.162 km rodados e ainda preserva todas as características originais, incluindo os famosos bancos Recaro, mas também a lembrança daquela que foi princesa mais amada da história.

Ford Escort RS Turbo S1 1985 – Galeria de fotos

[Fonte: Silverstone Auctions via Auto.cz]