Ford Puma terá versão elétrica em 2024

O Ford Puma é um interessante crossover rival do Volkswagen T-Cross na Europa e agora terá uma versão 100% elétrica em 2024.

Com produção em Craiova, Romênia, o modelo da marca americana terá uma proposta de baixo custo para atuar no segmento de entrada do mercado europeu.

Posicionado abaixo dos dois crossovers elétricos da Ford sobre a plataforma modular MEB da Volkswagen, o Ford Puma EV deverá ser um produto genuinamente da marca, porém, ainda não há detalhes como se terá compartilhamento de plataforma com outro carro.

Derivado do Ford Fiesta atual, provavelmente esse Puma elétrico será da próxima geração do compacto e, como se sabe, o hatch parece estar com os dias contados na Europa com a eliminação de sua produção.

A única chance do Fiesta sobreviver é ser transferido para Craiova e lá dispor de uma nova geração com versão elétrica, mas isso não está nos planos conhecidos da Ford.

Então, o Puma elétrico deverá caminhar sozinho, já que a Ford baseia parte de sua linha Transit Connect com a VW Caddy, eliminando assim a possibilidade de usar a base do novo crossover num carro comercial.

A Ford Europa está em campanha acelerada para eletrificação e isso significará o sacrifício de Fiesta e Focus, assim como ocorreu com a extinção das minivans e do Mondeo.

O que se sabe mais sobre o Puma elétrico é que terá a plataforma B2E e suas baterias de lítio lhe garantirão autonomia de 350 km. Já os preços ficarão entre 25.000 e 30.000 euros.

Por ora, não há planos revelados de a Ford levar o Puma elétrico para os EUA, mas isso poderia ocorrer em algum momento adiante.

Outra possibilidade é sua produção na China para ficar abaixo da dupla de crossovers elétricos com base VW ou de uma proposta semelhante a existir por lá, mas com sua sócia Changan.

[Fonte: FCE]