A França decidiu atacar a eletrificação com o peso da mão do Estado para acelerar a mudança do mercado local para os carros elétricos.
O novo esforço de Paris em mudar a realidade da terra do carro diesel virá na forma de um programa nacional de leasing de € 100 mensais para aquisição de um carro elétrico.
O presidente Emmanuel Macron anunciou o programa, mas ainda não deu data para o início e nem as regras, mas o objetivo é atingir famílias e cidadãos de baixa renda.
Ainda assim, Macron frisou que estudantes e profissionais, especialmente das áreas de saúde e social, possam dispor de um carro elétrico por um baixo valor mensal.
Por um valor correspondente a R$ 508, os franceses poderão trocar seus velhos carros diesel (em boa parte dos casos) por modelos elétricos novos.
Mesmo numa realidade brasileira, o valor mensal é muito baixo para dispor, mesmo que seja um carro urbano popular, como JAC e-JS1 ou Renault Kwid E-Tech, de um carro elétrico.
Com planos de 24 a 72 meses, o leasing francês permitirá que ao final do contrato, o cliente fique com o carro por uma mensalidade negociável ou entregue o veículo sem ônus.
Dessa forma, o governo da França quer incentivar as pessoas a mudar para os carros elétricos, assim como estimular a indústria para produzir mais desses veículos e fomentar a ampliação da infraestrutura de recarga pública.
Contudo, nem todo mundo parece feliz com isso. Na Stellantis, em especial, o CEO Carlos Tavares continua a apontar dificuldades para uma mudança de carros a combustão para elétricos.
Tavares insiste que essa transição será complicada para os fabricantes de veículos e que o processo na Comissão Europeia é político, com riscos ambientais e sociais tão grandes quanto.
Ele não vê nos carros elétricos a alternativa definitiva para a mudança. O CEO disse: “O que está claro é que a eletrificação é uma tecnologia escolhida pelos políticos, não pela indústria”.
Carlos Tavares reforçou que existem opções mais baratas e rápidas de se aplicar em vez de colocar todos os ovos na mesma cesta. Ele fala que para um carro elétrico zerar o carbono da cadeia precisa rodar 70.000 km, pelo menos.