A General Motors está considerando o lançamento de um novo motor, um seis em linha com dois turbos, porém, abastecido com gasolina.
O propulsor tem como alvo equipar picapes e SUVs, usando arquitetura do motor L3B, um 2.7 de quatro cilindros com turbo.
A GM já tem um seis em linha 3.0, chamado LM2, porém, abastecido com diesel e com chances de chegar ao Brasil.
No mercado americano, o segmento de picapes e SUVs de chassi de longarinas ainda tem ofertas de motores V8, mas o V6 domina o ambiente.
A Ford tem motores V6 EcoBoost 2.7, 3.0 e 3.5 litros, enquanto a Stellantis tem motor Hurricane 3.0 de seis cilindros em linha com dois turbos.
No caso da Toyota, o V6 3.4 Twin Turbo, enquanto a GM dispõe de V6 3.0 e V6 3.6, ambos com dois turbos.
Por ora, pouco se sabe sobre como será esse novo motor, mas comenta-se que ele terá um bom nível de eletrificação.
Com o avanço dos elétricos no mercado americano, as picapes tradicionais começam a dispor de motores com turbo e injeção direta, relegando os V8 para os modelos Heavy Duty.
Assim, provavelmente a GM usará esse propulsor para dispor de recursos como MHEV com 48 volts ou mesmo um conjunto híbrido.
Por aqui, a GM deve manter o motor Duramax 2.8 na S10, porém, com recalibrado na nova geração.
Já a Silverado pode chegar aqui com motor diesel 3.0 de seis cilindros ou mesmo esse novo propulsor se foi a Silverado 1500 para brigar com a RAM 1500 Rebel.
Nessa configuração, esse novo motor terá que dispor de pelo menos 400 cavalos para medir forças com o V8 HEMI 5.7 da RAM 1500 Rebel.
Sem motor V8 6.2, a GM concentrará seus esforços para dispor de motores mais eficientes e permitidos para regiões como a Califórnia, regida pela rigorosa CARB.
Agora é aguardar esse novo propulsor da GM e esperar se vai chegar ou não ao Brasil.
[Fonte: GM Authority]