Gol Power 2003 a 2014: detalhes, motores, versões

O Gol Power foi uma versão do hatch compacto da Volkswagen que atravessou quatro “gerações” do modelo, sendo em realidade duas efetivamente em termos de projeto.

Tida como uma versão mais completa e esteticamente elaborada, a Power surgiu no Gol G3, seguindo para o Gol G4, depois o Gol G5 e por fim, acabando no Gol G6.

Em sua jornada, iniciada em 2003 com a aparição de uma tecnologia que mudaria o mercado brasileiro para sempre, o Gol Power durou até 2014.

Com mais de uma década de atuação, a versão Power se destacou pelo uso de seis motores e sete configurações, unindo duas linhas de propulsores da VW e até câmbio automatizado.

O Gol Power teve um nível de conteúdo razoável para sua proposta e para o modelo, atuando mais no topo da gama do compacto feito em Taubaté, Vale do Paraíba.

Gol Power – detalhes

Gol 2012

O Gol Power G3 surgiu em 2003, foi a primeira opção de carro flex no mundo, tendo o motor AP 1.6 como destaque com 97 cavalos na gasolina e 99 cavalos no etanol.

Na geração G3, o Gol Power teve ainda motores EA111 1.0 8V de 65 cavalos e 1.0 16V com 76 cavalos, este temido por muitos…

Ao passar para o empobrecido Gol G4, a versão Power dispôs de motores AP 1.6 e AP 1.8, este último com 103 cavalos na gasolina e 106 cavalos no etanol, sendo ambos flex.

Diferente do Power G3, o Power G4 tinha visual mais personalizado, com detalhes em preto, rodas de liga leve elaboradas e suspensão elevada, bem como bancos personalizados e volante de quatro raios.

Em 2009, o Gol Power retorna na terceira geração “de jure” do popular da VW, o chamado Gol G5, empregando o motor EA111 novamente, mas agora 1.6 8V e com 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol.

Com ele, veio a transmissão automatizada ASG na versão I-Motion, permitindo ao Gol ter pela primeira vez, o conforto de trocas de marcha sem intervenção humana.

O visual voltou a ser mais discreto e apenas a plaqueta “Power” dava conta de qual versão realmente era. Trouxe a modernidade da nova geração, com motor e câmbio em transversal.

Inicialmente simplificado, inspiração que veio do Gol G4, o G5 passou para G6 e ficou mais moderno, com faróis duplos e máscara negra, mas com interior apenas repaginado.

Manteve o motor EA111 1.6 8V com câmbio manual ou automatizado, tendo também airbag duplo e freios ABS de fábrica, pois, eram obrigatórios já em 2014.

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Gol Power – gerações

Gol Power G3

O Gol Power tinha faróis duplos com máscara negra, assim como faróis de neblina, rodas aro 14 polegadas em aço com calotas, além de retrovisores e maçanetas pretos.

Na traseira, havia lanternas fumê e defletor de ar no teto, tendo para-choque com borrachões pretos, como na frente.

Dentro, o painel tinha cluster com mostradores circulares de fundo branco, bem como volante de 3 raios e um extenso pacote de opcionais, incluindo ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme e sistema de áudio, entre outros.

Gol Power G4

No G4, o Gol Power ganhou parte central da frente e base dos para-choques em preto, assim como suspensão elevada e molduras pretas nas janelas e no defletor de ar do teto.

Tinha opção de rodas de liga leve exclusivas, bem como padronagem própria dos bancos, que tem revestidos em tecido, volante de quatro raios e painel de fundo cinza.

Com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos e sistema de áudio com CD player.

Gol Power G5

Gol 2012

Gol Power 2012

O Gol Power no G5 também tinha faróis escurecidos e belas rodas de liga leve aro 15 polegadas, bem como lanternas escurecidas e ponteira de escape cromada, assim como frisos cromados.

Os retrovisores tinham repetidores de direção e o interior tinha volante meia-lua com comandos de mídia e telefonia, assim como computador de bordo e sistema de áudio com CD player.

Já o painel tinha dois tons e o acabamento dos bancos tinha padronagem diferenciada, mas o ambiente era sóbrio.

Gol Power G6

Gol 2014

Já o Gol Power G6 adicionou a mudança visual, mais novas rodas de liga leve, painel com sistema de áudio integrado com CD e Bluetooth, mais ar condicionado e computador de bordo.

O volante era do Passat e tinha aplique em aço escovado, assim como comandos de mídia e telefonia, enquanto os bancos tinham padronagem exclusiva.

O retrovisor externo direito tinha função tilt down, enquanto o para-choque traseiro tinha sensor de ré. No I-Motion, havia modo Sport e trocas com paddle shift ou alavanca.

Gol Power – motor

Tem Gol 1.0 Power? Sim, o Gol Power surgiu com motores 1.0 8V, 1.0 16V e 1.6 8V (AP), com o AP 1.8 seguindo o curso e finalizando com o 1.6 8V (EA111), sendo que o primeiro tinha 65 cavalos a 6.000 rpm e 9,1 kgfm a 4.500 rpm.

Já o 1.0 16V tinha 76 cavalos a 6.000 rpm e 9,7 kgfm a 4.500 rpm, ambos abastecidos apenas gasolina e tendo transmissão manual de cinco marchas.

No caso do Gol Power 1.6, o propulsor AP 1.6 tinha 97 cavalos a 5.750 rpm e 14,1 kgfm a 3.000 rpm, com a versão Total Flex tendo a mais 99 cavalos e 14,4 kgfm, nas mesmas rotações.

Já o AP 1.8, assim como o 1.6, tinha 8V e sistema flex com 103 cavalos na gasolina e 106 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm.

Os torques eram de 15,5 kgfm no primeiro e 16,0 kgfm no segundo, ambos a 3.000 rpm.

No caso do Gol G5, ele empregou o 1.6 8V com 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm, além de 15,4 kgfm no derivado de petróleo e 15,6 kgfm no combustível vegetal, ambos a 2.500 rpm.

O câmbio era o MQ200 de cinco marchas no 1.6 EA111 e o automatizado ASG era da Magneti Marelli sobre o MQ200, tendo cinco marchas, modo Sport e modo manual na alavanca ou paddle shifts.

Gol Power – desempenho e consumo

No Gol Power, o desempenho variou muito de acordo com a geração envolvida, com o G3 1.0 8V sendo o mais lento, indo de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos com máxima de 145 km/h.

Já o 1.0 16V fazia o mesmo em 13,7 segundos com máxima de 163 km/h. No caso dos AP, o 1.6 a gasolina precisava de 11,5 segundos e tinha final de 183 km/h, mas no flex com etanol, 11,1 segundos e 184 km/h.

Contudo, o mais forte realmente era o 1.8 com 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e com final de 190 km/h, enquanto o 1.6 EA111 precisava de 9,6 segundos no manual e 10,4 segundos no automatizado, com final de 192 km/h.

No consumo, usando apenas gasolina, o Gol Power 1.0 8V fazia 9,5 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada. O 1.0 16V era bem mais eficiente, fazendo 13,4/17,4 km/l, respectivamente.

Já o AP 1.6 com gasolina fazia 10,5/13,8 km/l, na mesma ordem. Com Flex, o mesmo tinha consumo de 10,4/13,7 km/l, mas com etanol sendo 7,1/9,4 km/l.

No caso do AP 1.8 Flex, o consumo era de 6,0/9,3 km/l com etanol e 9,0/1,8 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

Já os Gol G5 e G6 com 1.6 8V EA111, faziam 7,3/9,4 km/l e 10,7/13,7 km/l, respectivamente com etanol e gasolina, na cidade e na estrada.

Com o automatizado, o Gol Power fazia 7,3/9,5 km/l no etanol e 10,7/13,6 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

Gol Power – fotos