O Gol Rallye foi uma versão aventureira do hatch compacto popular da Volkswagen, vendida durante quatro “gerações” do produto, sendo elas G3, G4, G5 e G6.
Em sua história, o Gol Rallye atravessou um longo percurso, que começou em 2005 no modelo Gol G3, passando para 2008 no Gol G4, assim como também em 2011 para o Gol G5 e finalmente no Gol G6 em 2014.
Neste último, o Gol Rallye chegou ao ápice tecnológico com adoção de um motor mais moderno e desempenho superior a todas as gerações anteriores.
Bem-sucedido, o Gol Rallye tinha vários atributos, entre eles suspensão elevada, pneus de uso misto, protetores adicionais nas portas, para-choques diferenciados, defletor de ar no teto e outros diferenciais externos.
Por dentro, o Rallye apresentava poucas diferenças para os demais produtos, mas a principal eram os bancos, sempre personalizados com o nome da versão e algumas vezes com elementos estéticos, como costuras ou pequenos fios coloridos.
Gol Rallye – detalhes
Na mecânica, o Gol Rallye teve do velho motor AP até o recente EA211, passando pelo EA111. No primeiro Gol Rally, o motor podia ser o AP 1.6 ou o AP 1.8, com o primeiro tendo 97 cavalos na gasolina e 99 cavalos no etanol.
Já o AP 1.8 tinha 103 cavalos na gasolina e 106 cavalos no etanol, com até 16 kgfm de torque no álcool, enquanto o AP 1.6 tinha até 14,4 kgfm.
Ainda em longitudinal, o velho AP de origem Mercedes-Benz, continuou sua saga até o Gol G4, que ostentou somente o motor AP-1600 sem modificações, sempre usando o famoso câmbio 013.
Quando o Gol mudou de fato para sua terceira geração (plataforma PQ24), a versão Rallye incorporou em 2011 o motor EA111 1.6 8V com 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos com etanol.
Reestilizado para o Gol G6, o Rallye manteve a motorização vigente, porém, em 2016, a Volkswagen deu o último “up” na vida do histórico modelo com o Gol Rallye 1.6 16V.
Diferente do 1.6 8V que tinha até 15,6 kgfm a 2.500 rpm, este vinha com o moderno EA211 1.6 16V com 110 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, tendo até 16,8 kgfm.
Tal como no modelo de 2011, as duas versões seguintes do Gol Rallye também foram equipadas com transmissão automatizada ASG na configuração I-Motion.
Esta era um desenvolvimento da Magneti Marelli, do grupo Fiat Chrysler, tendo no Gol Rallye paddle shifts no volante e alavanca com seletor automático ou manual, além de modo Sport.
Gol Rallye – gerações
Gol Rallye G3
O Gol Rallye surgiu em 2005, tendo suspensão elevada com rodas de liga leve aro 15 polegadas, bem como pneus 195/55 R15.
Tinha ainda badge da versão nas portas dianteiras, colunas B pretas, faróis de neblina e defletor de ar na tampa traseira.
Por dentro, o Rallye tinha volante de três raios, cluster analógico e personalizado, contendo velocímetro e conta-giros com visual fora do padrão VW.
Havia ainda direção hidráulica e ar condicionado, bem como rádio com CD player.
Os bancos em tecido tinha acabamento diferenciado com o nome Rallye bordado nos encostos. Era equipado com motores AP 1.6 de até 99 cavalos e AP 1.8 até 104 cavalos.
Gol Rallye G4
Mais personalizado que o Gol Rallye G3, o G4 tinha para-choques pretos com a parte central “parafusada” em cinza. Além dos faróis de neblina como no anterior, havia ainda os faróis de milha.
Os faróis tinham máscara negra, enquanto o para-choque tinha aplique na base.
Com saias de rodas protegidas e pretas, o Gol Rallye G4 tinha ainda saias laterais e protetor cinza na base do para-choque traseiro.
Rodas de liga leve aro 15, maçanetas pretas e grafismos laterais faziam parte do pacote, além de defletor de ar preto na tampa do bagageiro.
O painel tinha cluster de fundo branco, volante de três raios duplos e alavanca de câmbio estilizada.
O interior era cinza com bancos em tecido de mesmo tom, mas com detalhes em amarelo e fios entrelaçados em cinza, além do nome Rallye bordado em amarelo. Tinha somente motor AP 1.6 litro.
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Gol Rallye G5
O Gol Rallye G5 tinha para-choque exclusivo com faróis de neblina e milha integrados, assim como aplique prateado com o nome Rallye em baixo-relevo.
Aplique em cinza na base do protetor frontal, tal como nas saias laterais e para-choque traseiro estavam presentes no Rallye G5, tendo ainda escape esportivo.
Rodas de liga leve, faixas decorativas e defletor preto se apresentavam.
Dentro, interior escurecido com bancos em tecido, nome Rallye bordado e fios entrelaçados em cinza.
Seu motor era 1.6 8V com até 104 cavalos e opção de câmbio automatizado I-Motion.
Gol Rallye G6
Além dos elementos do G5, o Gol Rallye G6 tinha faróis duplos com máscara negra.
A grade era estilizada e havia badge Rallye, com overbumper no para-choque e faróis de dupla ação.
Faixas laterais novas, retrovisores em cinza e rodas de liga leve pretas estavam no pacote, assim como o defletor de ar preto, escape esportivo e difusor de ar.
Volante multifuncional em couro, pedais esportivos e interior com bancos em tecido e antracite, com nome Rallye bordado.
Teve motores 1.6 8V e depois 1.6 16V com até 120 cavalos, mantendo a opção automatizada.
Gol Rallye – motor
O Gol Rallye teve três linhas de motores, sendo os AP, EA111 e EA211, sendo o primeiro o mais antigo, tendo bloco de ferro fundido com cabeçote de alumínio sem fluxo cruzado.
Com comando único e duas válvulas, acionado por correia dentada, além de comando lateral para bomba de óleo e distribuidor mecânico.
Tendo 1.596 cm³ no AP-1600, o motor entregava 97 cavalos na gasolina e 99 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm.
Os torques eram de 14,1 kgfm no primeiro e 14,4 kgfm no segundo, ambos a 3.000 rpm.
No caso do AP-1800, com 1.781 cm³, o Gol Rallye entregava 103 cavalos no derivado de petróleo e 104 cavalos no álcool, ambos a 5.250 rpm.
Já os torques eram de 15,5 kgfm no primeiro e 16,0 kgfm no segundo, ambos a 3.000 rpm.
Outro motor foi o EA111 1.6 8V com 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm, com 15,4 kgfm no primeiro e 15,6 kgfm no segundo, ambos a 2.500 rpm.
Já o EA211 1.6 16V com duplo comando de válvulas e quatro por cilindro, com 1.598 cm³ como no EA111, tendo 110 cavalos na gasolina e 120 cavalos na etanol, ambos a 5.750 rpm.
Com torque de 15,8 kgfm no derivado de petróleo e 16,8 kgfm no etanol, ambos a 4.000 rpm.
Os câmbios eram de cinco marchas manual e automatizado de cinco marchas ASG com modo Sport e paddle shifts.