Inmetro reforça a certificação obrigatória em autopeças; Sindirepa aprova

A reparação de veículos deve ficar atenta e exigir que mais componentes sejam obrigados a ser certificados pelo Governo Federal

Do Sindirepa Brasil

O Ministério da Economia através do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro publicou no dia 28 de março de 2022 a Portaria nº 145 que aprova os Regulamentos Técnicos da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos – Consolidado. Este ato revoga a antiga Portaria 301 de 21/07/2011.

Esta publicação reforça a certificação obrigatória das autopeças listadas abaixo:

– Amortecedores de suspensão

– Buzinas

– Bombas de combustível

– Baterias de chumbo-ácido

– Pistões de liga leve de alumínio

– Pinos de Pistão

– Anéis de trava

– Anéis de pistão

– Bronzinas

– Lâmpadas

– Pastilhas de freio

– Lonas de freio

– Terminais de direção

– Terminais axiais

– Barras de direção

– Barras de ligação

A reparação de veículos deve ficar atenta e exigir que mais componentes sejam obrigados a serem certificados pelo Governo Federal, o que nos protege de produtos duvidosos que aumentaram sua penetração nas plataformas de comércio eletrônico, portanto, exija o Selo Inmetro de conformidade da qualidade e oriente seus clientes, sejam eles proprietários de veículos, frotistas, seguradoras.

É recomendável que a reparação de veículos sempre registre em seus orçamentos, ordens de serviços, notas fiscais a norma ABNT do serviço desde que exista NBR correspondente, assim como a certificação obrigatória das autopeças conforme lista acima.