Não é fácil competir no segmento dos SUVs, o mais concorrido em qualquer mercado. Agora imagine fazer isso tendo que constantemente comprovar sua qualidade. Essa é a vida do JAC T60 Plus 2022.
Parte de uma completa renovação dos utilitários da marca chinesa, esse modelo trouxe um visual bem diferente e chamativo, novos equipamentos e seguiu com um bom conjunto mecânico.
Mas será que tudo isso é o suficiente para convencer alguém a deixar de lado um Jeep Compass ou Ford Territory para investir num modelo chinês?
Confira tudo sobre o JAC T60 Plus 2022 e descubra a resposta!
JAC T60 Plus 2022 – detalhes
A atual geração do JAC T60 Plus 2022 foi atualizada e chegou ao mercado brasileiro no final de 2020, quando a marca também renovou os modelos T40 e T50. Ou seja, ela estava preparada para começar 2021 com muitas novidades na gama de SUVs.
Todos receberam o sobrenome Plus, uma estratégia para evidenciar as mudanças implementadas. Em resumo, o irmão maior do trio atualizou seu visual, lista de equipamentos e seguiu com o motor 1.5 turbo.
Tudo isso está de acordo com o Refine S4, como ele é vendido lá fora. Essa mudança de inspiração deu ao modelo um ar de carro-conceito, tornando-o uma opção frente ao Jeep Compass no mercado nacional.
Um visual bem arrojado
Falando sobre o desenho externo, já nos deparamos com um fator que divide opiniões em relação ao JAC T60 Plus. Aliás, isso não é uma novidade em nosso mercado, pois às vezes temos lançamentos controversos no visual (não é, HB20?).
Colocando o gosto de cada um de lado, o T60 Plus 2022 tem linhas ousadas. Sua dianteira foi totalmente reformulada, apresentando um conjunto óptico dividido em duas partes e com luzes diurnas em LED na parte superior.
O formato dessas luzes realmente chama atenção, tendo uma barra cromada que une as duas partes. Logo abaixo aparece o segundo conjunto de luzes, que são do tipo halógenas e incluem a função de farol de neblina.
O contorno delas tem uma peça cromada que marca a extremidade do para-choque e combina com o desenho dos DRLs acima. Ao centro, outro filete cromado traz um pouco mais de harmonia, novamente cromado.
Outras mudanças na dianteira incluem o formato mais quadrado dos para-choques, evidenciando um estilo totalmente reformulado quando pensamos no antigo modelo, o JAC T6.
Aliás, esse formato é visto em quase toda a carroceria do JAC T60 Plus 2022, que também tem vincos pronunciados nas extremidades do capô e uma pintura diferente da carroceria nas colunas e teto (que ainda tem o rack).
Caminhando para as laterais do chinês, a marca caprichou em outros dois vincos, um deles se estendendo sobre a linha das maçanetas e o outro na descendente em direção às rodas traseiras.
A parte inferior, incluindo o contorno das caixas de roda e a base das portas, recebe um plástico preto, enquanto as maçanetas e a base das janelas tem um acabamento cromado. O retrovisor é montado sobre as portas e, logo abaixo, aparece a inscrição “Turbo”.
As duas versões de acabamento do JAC t60 Plus 2022 tem rodas diamantadas e de liga leve aro 17, com pneus 215/50 R17. Além disso, a roda sobressalente tem o mesmo tamanho, mas é de aço.
Terminamos nossa volta chegando à traseira do SUV, que também surpreende pela ousadia no formato das lanternas. Além de serem interligadas, elas invadem a lateral e continuam em direção ao para-choque.
Isso tudo combina com o formato da tampa do porta-malas e do para-choque, que é quase todo em plástico preto, tendo apenas a parte central inferior em outra cor. É um visual peculiar, mas que agrada parte do público que procura um utilitário desse porte.
Falando em seu tamanho, o modelo da JAC tem 4.410 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.660 mm de altura e 2.620 mm de entre eixos, além de 650 litros no porta-malas e 1.365 kg de peso.
Se você comparar esses números com seus concorrentes, verá que ele tem porte parecido com Compass e Territory, perdendo no entre-eixos para o Ford, mas dando um banho no espaço para bagagens. Confira:
Comprimento (mm) | Largura (mm) | Altura (mm) | Entre-eixos (mm) | Porta-malas (litros) | |
JAC T60 Plus | 4.410 | 1.800 | 1.660 | 2.620 | 650 |
Jeep Compass | 4.404 | 1.819 | 1.632 | 2.636 | 410 |
Ford Territory | 4.580 | 1.936 | 1.674 | 2.716 | 348 |
Interior espaçoso e com qualidade
Quando entramos no JAC T60 Plus 2022, fica claro o quanto as marcas chinesas evoluíram em nosso mercado. Esqueça aquele visual empobrecido ou de gosto duvidoso, pois agora você vai encontrar cabines com ótimo acabamento.
No caso desse modelo, o preto aparece como a cor predominante, tendo apenas as costuras nos bancos, alavanca de câmbio, painel e portas como um leve destaque.
Além disso, o SUV da JAC passa a impressão de um carro refinado com o formato da alavanca de câmbio, painel sensível ao toque com comandos do A/C e multimídia de 10,25 polegadas, painel digital, entre outros.
Outros pontos positivos no interior são o teto solar elétrico, acabamento em couro de boa qualidade, saída do A/C para a segunda fileira, partida sem chave e o espaço interno, suficiente para cinco passageiros.
Por outro lado, o JAC T60 Plus 2022 oferece apenas regulagem de altura no volante, limitando um pouco o ajuste feito pelo motorista. Além disso, os controles elétricos dos retrovisores ficam distantes das mãos.
Pior ainda, nessa reestilização o modelo perdeu itens que já tinha anteriormente, como o banco do motorista com ajustes elétricos e o sistema de câmeras do tipo 360º.
Em termos de segurança, o pacote oferecido pela versão de entrada já agrada com seus seis airbags, controle de tração e estabilidade, monitor de pressão dos pneus e outros itens mais comuns.
Isso tudo era ainda mais interessante antes dos seguidos aumentos, quando o chinês custava menos de R$ 120 mil. Atualmente, porém, o valor inicial de R$ 148.990 já começa a deixar o JAC T60 Plus como uma opção menos chamativa.
Versões anteriores
Antes de se chamar JAC T60 Plus 2022, o SUV chinês era vendido por aqui apenas como JAC T6. Considerado na época como o melhor produto da marca no Brasil, ele custava R$ 69.990 em 2015, um valor totalmente irreal para os padrões atuais.
Seu visual lembrava uma mistura de alguns “concorrentes”, com frente de Hyundai ix35 e traseira de Audi Q3, enquanto o pacote de equipamentos trazia airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo e rodas de 17 polegadas.
A versão mais completa, que adicionava R$ 5.680 ao preço inicial, incluía retrovisores com rebatimento elétrico, acabamento cromado nos frisos e maçanetas, central multimídia e outros itens.
Debaixo do capô, ele ainda tinha o motor 2.0 aspirado de 160 cavalos e 20,6 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual de cinco marchas.
Foi apenas no final de 2019 que a marca renovou mais profundamente o JAC T6, que virou T60 (ainda sem o sobrenome Plus) e adotou um conjunto mecânico bem melhor que o anterior.
Agora, o chinês vinha com o motor 1.5 turbo de 168 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio automático do tipo CVT. E não foi apenas na motorização que o SUV foi renovado, pois ele também ficava mais equipado.
Entre as novidades, a marca incluiu controle de estabilidade e tração, A/C automático digital, direção elétrica, multimídia de 10,2 polegadas, banco elétrico (motorista), câmera 360º, entre outros.
JAC T60 Plus 2022 – versões
- JAC T60 Plus Pack 2 2022
- JAC T60 Plus Pack 3 2022
Cores disponíveis: Branco, Vermelho, Preto e Cinza.
JAC T60 Plus 2022 – equipamentos
JAC T60 Plus Pack 2 2022 – motor 1.5 turbo de 168 cavalos e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de 6 marchas simuladas.
CONFORTO: central de comandos Touch Screen (multimídia e ar-condicionado), ar-condicionado automático digital com painel Touch Screen, saída de ar-condicionado na fileira traseira, volante multifuncional revestido em couro, 4 alto falantes e 2 tweeters, 2 tomadas 12V no console dianteiro, porta-óculos (motorista), banco bipartido 40/60 na segunda fileira, apoio de braço na primeira fileira de bancos, com compartimento e apoio de braço na segunda fileira de bancos com porta copos.
TECNOLOGIA: central multimídia com tela de 10,25 polegadas em LCD com Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay, sistema Keyless com entrada e partida sem chave, chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas, direção elétrica progressiva, cluster com iluminação automática em LED, entrada USB (1 no console central e 2 na segunda fileira de bancos) e antena barbatana de tubarão.
SEGURANÇA: airbags laterais dianteiros, airbags de cortina laterais, função Auto Hold (imobiliza o veículo ao parar), assistente de frenagem (BAS – Brake Assist System), controle de tração (TCS – Traction Control System), controle de estabilidade (ESP – Eletronic Stability Program), assistente de partida em rampas (HSA – Hill System Assist), pedal inteligente (BOS – Brake Override System), monitoramento de pressão dos pneus com display (TPMS – Tire Pressure Monitoring System), IMMO (imobilizador de motor), DLR – luzes diurnas em LED, freios ABS com EBD, desembaçador do espelho retrovisor, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis e lanternas de neblina, luzes de conversão estática, função “Follow me Home”, travamento automático das portas (15 km/h), desbloqueio automático em acidente, alarme antifurto, aviso de cinto não acoplado (motorista e passageiro), fechamento central das portas, piloto automático, Isofix e freio de estacionamento elétrico.
JAC T60 Plus Pack 3 2022 – motor 1.5 turbo de 168 cavalos e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de 6 marchas simuladas.
CONFORTO: itens acima + teto solar elétrico, bancos revestidos em couro Premium JAC Seat e projetor com luz de LED auxiliar nas portas.
TECNOLOGIA: itens acima + painel de LED 100% digital (Active Info Display – TFT).
JAC T60 Plus 2022 – preços
- JAC T60 Plus Pack 2 2022 – R$ 148.990
- JAC T60 Plus Pack 3 2022 – R$ 152.990
Preços com base no site da JAC Motors, em julho de 2022.
JAC T60 Plus 2022 – motor
A parte mecânica do JAC T60 Plus 2022 foi um de seus grandes avanços por aqui, deixando para trás o propulsor 2.0 aspirado. Com isso, o SUV ficou em pé de igualdade com seus concorrentes, que sempre usam motores turbo.
No caso do chinês, o conjunto é formato pelo propulsor 1.5 Turbo i-VVT, com turbocompressor, injeção multiponto e movido apenas a gasolina. Ele entrega 168 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 2.000 rpm.
Esse motor é do tipo transversal, com duplo comando de válvulas no cabeçote, 4 cilindros em linha e 16 válvulas. Com tração dianteira, ele está ligado ao câmbio do tipo CVT, que simula 6 marchas.
JAC T60 Plus 2022 – desempenho
Confira o desempenho do T60 Plus 2022 quando o assunto é sua aceleração até os 100 km/h e velocidade máxima:
- JAC T60 Plus 2022 – 9,6 segundos e 195 km/h
JAC T60 Plus 2022 – consumo
Veja também seus números de consumo, lembrando que o modelo é movido apenas a gasolina:
CONSUMO CIDADE:
- JAC T60 Plus 2022 – 9,6 km/l
CONSUMO ESTRADA:
- JAC T60 Plus 2022 – 11,2 km/l
JAC T60 Plus 2022 – manutenção e revisão
A JAC Motors sabe que precisa fazer um pouco mais que seus concorrentes para convencer os clientes brasileiros, ainda que o preconceito contra os chineses esteja diminuindo a cada ano.
Por isso, ela logo adotou a estratégia de oferecer uma garantia de 6 anos para toda a sua linha, o que inclui o JAC T60 Plus 2022. Essa cobertura é bem maior que a concorrência, que costuma dar apenas 3 anos.
Para manter tal garantia, o cliente precisa fazer todas as revisões na concessionária, que no caso do T60 Plus ocorrem a cada 10.000 km ou 12 meses, tempo costumeiro no mercado.
Veja também: Revisão JAC: preços e detalhes
Até os 60.000 km, essas paradas custam R$ 5.964, valor que sobe um pouco graças à revisão dos 40.000 km, que custa quase R$ 2 mil. Por outro lado, a marca destaca que a revisão inicial, de 3.000 km, é gratuita.
Confira todos os valores:
- 3.000 km – Gratuita
- 10.000 km – R$ 596
- 20.000 km – R$ 596
- 30.000 km – R$ 776
- 40.000 km – R$ 1.908
- 50.000 km – R$ 596
- 60.000 km – R$ 1.492
JAC T60 Plus 2022 – ficha técnica
Motor | 1.5 Turbo i-VVT |
Tipo | Dianteiro, transversal e gasolina |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.499 |
Válvulas | 16 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão | 9,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | 168 cv a 5.500 rpm |
Torque Máximo | 21,4 kgfm a 2.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | CVT de 6 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve de 17 polegadas |
Pneus | 215/50 R17 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.410 |
Largura (mm) | 1.800 |
Altura (mm) | 1.660 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.620 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | n/d |
Tanque (litros) | 50 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.365 |
Porta-malas (litros) | 650 |