JAC T60 Plus 2022: preço, equipamentos e consumo

Não é fácil competir no segmento dos SUVs, o mais concorrido em qualquer mercado. Agora imagine fazer isso tendo que constantemente comprovar sua qualidade. Essa é a vida do JAC T60 Plus 2022.

Parte de uma completa renovação dos utilitários da marca chinesa, esse modelo trouxe um visual bem diferente e chamativo, novos equipamentos e seguiu com um bom conjunto mecânico.

Mas será que tudo isso é o suficiente para convencer alguém a deixar de lado um Jeep Compass ou Ford Territory para investir num modelo chinês?

Confira tudo sobre o JAC T60 Plus 2022 e descubra a resposta!

JAC T60 Plus 2022 – detalhes

A atual geração do JAC T60 Plus 2022 foi atualizada e chegou ao mercado brasileiro no final de 2020, quando a marca também renovou os modelos T40 e T50. Ou seja, ela estava preparada para começar 2021 com muitas novidades na gama de SUVs.

Todos receberam o sobrenome Plus, uma estratégia para evidenciar as mudanças implementadas. Em resumo, o irmão maior do trio atualizou seu visual, lista de equipamentos e seguiu com o motor 1.5 turbo.

Tudo isso está de acordo com o Refine S4, como ele é vendido lá fora. Essa mudança de inspiração deu ao modelo um ar de carro-conceito, tornando-o uma opção frente ao Jeep Compass no mercado nacional.

Um visual bem arrojado

Falando sobre o desenho externo, já nos deparamos com um fator que divide opiniões em relação ao JAC T60 Plus. Aliás, isso não é uma novidade em nosso mercado, pois às vezes temos lançamentos controversos no visual (não é, HB20?).

Colocando o gosto de cada um de lado, o T60 Plus 2022 tem linhas ousadas. Sua dianteira foi totalmente reformulada, apresentando um conjunto óptico dividido em duas partes e com luzes diurnas em LED na parte superior.

O formato dessas luzes realmente chama atenção, tendo uma barra cromada que une as duas partes. Logo abaixo aparece o segundo conjunto de luzes, que são do tipo halógenas e incluem a função de farol de neblina.

O contorno delas tem uma peça cromada que marca a extremidade do para-choque e combina com o desenho dos DRLs acima. Ao centro, outro filete cromado traz um pouco mais de harmonia, novamente cromado.

Outras mudanças na dianteira incluem o formato mais quadrado dos para-choques, evidenciando um estilo totalmente reformulado quando pensamos no antigo modelo, o JAC T6.

Aliás, esse formato é visto em quase toda a carroceria do JAC T60 Plus 2022, que também tem vincos pronunciados nas extremidades do capô e uma pintura diferente da carroceria nas colunas e teto (que ainda tem o rack).

Caminhando para as laterais do chinês, a marca caprichou em outros dois vincos, um deles se estendendo sobre a linha das maçanetas e o outro na descendente em direção às rodas traseiras.

A parte inferior, incluindo o contorno das caixas de roda e a base das portas, recebe um plástico preto, enquanto as maçanetas e a base das janelas tem um acabamento cromado. O retrovisor é montado sobre as portas e, logo abaixo, aparece a inscrição “Turbo”.

As duas versões de acabamento do JAC t60 Plus 2022 tem rodas diamantadas e de liga leve aro 17, com pneus 215/50 R17. Além disso, a roda sobressalente tem o mesmo tamanho, mas é de aço.

Terminamos nossa volta chegando à traseira do SUV, que também surpreende pela ousadia no formato das lanternas. Além de serem interligadas, elas invadem a lateral e continuam em direção ao para-choque.

Isso tudo combina com o formato da tampa do porta-malas e do para-choque, que é quase todo em plástico preto, tendo apenas a parte central inferior em outra cor. É um visual peculiar, mas que agrada parte do público que procura um utilitário desse porte.

Falando em seu tamanho, o modelo da JAC tem 4.410 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.660 mm de altura e 2.620 mm de entre eixos, além de 650 litros no porta-malas e 1.365 kg de peso.

Se você comparar esses números com seus concorrentes, verá que ele tem porte parecido com Compass e Territory, perdendo no entre-eixos para o Ford, mas dando um banho no espaço para bagagens. Confira:

Comprimento (mm)Largura (mm)Altura (mm)Entre-eixos (mm)Porta-malas (litros)
JAC T60 Plus4.4101.8001.6602.620650
Jeep Compass4.4041.8191.6322.636410
Ford Territory4.5801.9361.6742.716348

Interior espaçoso e com qualidade

Quando entramos no JAC T60 Plus 2022, fica claro o quanto as marcas chinesas evoluíram em nosso mercado. Esqueça aquele visual empobrecido ou de gosto duvidoso, pois agora você vai encontrar cabines com ótimo acabamento.

No caso desse modelo, o preto aparece como a cor predominante, tendo apenas as costuras nos bancos, alavanca de câmbio, painel e portas como um leve destaque.

Além disso, o SUV da JAC passa a impressão de um carro refinado com o formato da alavanca de câmbio, painel sensível ao toque com comandos do A/C e multimídia de 10,25 polegadas, painel digital, entre outros.

Outros pontos positivos no interior são o teto solar elétrico, acabamento em couro de boa qualidade, saída do A/C para a segunda fileira, partida sem chave e o espaço interno, suficiente para cinco passageiros.

Por outro lado, o JAC T60 Plus 2022 oferece apenas regulagem de altura no volante, limitando um pouco o ajuste feito pelo motorista. Além disso, os controles elétricos dos retrovisores ficam distantes das mãos.

Pior ainda, nessa reestilização o modelo perdeu itens que já tinha anteriormente, como o banco do motorista com ajustes elétricos e o sistema de câmeras do tipo 360º.

Em termos de segurança, o pacote oferecido pela versão de entrada já agrada com seus seis airbags, controle de tração e estabilidade, monitor de pressão dos pneus e outros itens mais comuns.

Isso tudo era ainda mais interessante antes dos seguidos aumentos, quando o chinês custava menos de R$ 120 mil. Atualmente, porém, o valor inicial de R$ 148.990 já começa a deixar o JAC T60 Plus como uma opção menos chamativa.

Versões anteriores

Antes de se chamar JAC T60 Plus 2022, o SUV chinês era vendido por aqui apenas como JAC T6. Considerado na época como o melhor produto da marca no Brasil, ele custava R$ 69.990 em 2015, um valor totalmente irreal para os padrões atuais.

Seu visual lembrava uma mistura de alguns “concorrentes”, com frente de Hyundai ix35 e traseira de Audi Q3, enquanto o pacote de equipamentos trazia airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo e rodas de 17 polegadas.

A versão mais completa, que adicionava R$ 5.680 ao preço inicial, incluía retrovisores com rebatimento elétrico, acabamento cromado nos frisos e maçanetas, central multimídia e outros itens.

Debaixo do capô, ele ainda tinha o motor 2.0 aspirado de 160 cavalos e 20,6 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual de cinco marchas.

Foi apenas no final de 2019 que a marca renovou mais profundamente o JAC T6, que virou T60 (ainda sem o sobrenome Plus) e adotou um conjunto mecânico bem melhor que o anterior.

Agora, o chinês vinha com o motor 1.5 turbo de 168 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio automático do tipo CVT. E não foi apenas na motorização que o SUV foi renovado, pois ele também ficava mais equipado.

Entre as novidades, a marca incluiu controle de estabilidade e tração, A/C automático digital, direção elétrica, multimídia de 10,2 polegadas, banco elétrico (motorista), câmera 360º, entre outros.

JAC T60 Plus 2022 – versões

  • JAC T60 Plus Pack 2 2022
  • JAC T60 Plus Pack 3 2022

Cores disponíveis: Branco, Vermelho, Preto e Cinza.

JAC T60 Plus 2022 – equipamentos

JAC T60 Plus Pack 2 2022 – motor 1.5 turbo de 168 cavalos e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de 6 marchas simuladas.

CONFORTO: central de comandos Touch Screen (multimídia e ar-condicionado), ar-condicionado automático digital com painel Touch Screen, saída de ar-condicionado na fileira traseira, volante multifuncional revestido em couro, 4 alto falantes e 2 tweeters, 2 tomadas 12V no console dianteiro, porta-óculos (motorista), banco bipartido 40/60 na segunda fileira, apoio de braço na primeira fileira de bancos, com compartimento e apoio de braço na segunda fileira de bancos com porta copos.

TECNOLOGIA: central multimídia com tela de 10,25 polegadas em LCD com Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay, sistema Keyless com entrada e partida sem chave, chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas, direção elétrica progressiva, cluster com iluminação automática em LED, entrada USB (1 no console central e 2 na segunda fileira de bancos) e antena barbatana de tubarão.

SEGURANÇA: airbags laterais dianteiros, airbags de cortina laterais, função Auto Hold (imobiliza o veículo ao parar), assistente de frenagem (BAS – Brake Assist System), controle de tração (TCS – Traction Control System), controle de estabilidade (ESP – Eletronic Stability Program), assistente de partida em rampas (HSA – Hill System Assist), pedal inteligente (BOS – Brake Override System), monitoramento de pressão dos pneus com display (TPMS – Tire Pressure Monitoring System), IMMO (imobilizador de motor), DLR – luzes diurnas em LED, freios ABS com EBD, desembaçador do espelho retrovisor, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis e lanternas de neblina, luzes de conversão estática, função “Follow me Home”, travamento automático das portas (15 km/h), desbloqueio automático em acidente, alarme antifurto, aviso de cinto não acoplado (motorista e passageiro), fechamento central das portas, piloto automático, Isofix e freio de estacionamento elétrico.

JAC T60 Plus Pack 3 2022 – motor 1.5 turbo de 168 cavalos e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de 6 marchas simuladas.

CONFORTO: itens acima + teto solar elétrico, bancos revestidos em couro Premium JAC Seat e projetor com luz de LED auxiliar nas portas.

TECNOLOGIA: itens acima + painel de LED 100% digital (Active Info Display – TFT).

JAC T60 Plus 2022 – preços

  • JAC T60 Plus Pack 2 2022 – R$ 148.990
  • JAC T60 Plus Pack 3 2022 – R$ 152.990

Preços com base no site da JAC Motors, em julho de 2022.

JAC T60 Plus 2022 – motor

A parte mecânica do JAC T60 Plus 2022 foi um de seus grandes avanços por aqui, deixando para trás o propulsor 2.0 aspirado. Com isso, o SUV ficou em pé de igualdade com seus concorrentes, que sempre usam motores turbo.

No caso do chinês, o conjunto é formato pelo propulsor 1.5 Turbo i-VVT, com turbocompressor, injeção multiponto e movido apenas a gasolina. Ele entrega 168 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 2.000 rpm.

Esse motor é do tipo transversal, com duplo comando de válvulas no cabeçote, 4 cilindros em linha e 16 válvulas. Com tração dianteira, ele está ligado ao câmbio do tipo CVT, que simula 6 marchas.

JAC T60 Plus 2022 – desempenho

Confira o desempenho do T60 Plus 2022 quando o assunto é sua aceleração até os 100 km/h e velocidade máxima:

  • JAC T60 Plus 2022 – 9,6 segundos e 195 km/h

JAC T60 Plus 2022 – consumo

Veja também seus números de consumo, lembrando que o modelo é movido apenas a gasolina:

CONSUMO CIDADE:

  • JAC T60 Plus 2022 – 9,6 km/l

CONSUMO ESTRADA:

  • JAC T60 Plus 2022 – 11,2 km/l

JAC T60 Plus 2022 – manutenção e revisão

A JAC Motors sabe que precisa fazer um pouco mais que seus concorrentes para convencer os clientes brasileiros, ainda que o preconceito contra os chineses esteja diminuindo a cada ano.

Por isso, ela logo adotou a estratégia de oferecer uma garantia de 6 anos para toda a sua linha, o que inclui o JAC T60 Plus 2022. Essa cobertura é bem maior que a concorrência, que costuma dar apenas 3 anos.

Para manter tal garantia, o cliente precisa fazer todas as revisões na concessionária, que no caso do T60 Plus ocorrem a cada 10.000 km ou 12 meses, tempo costumeiro no mercado.

Veja também: Revisão JAC: preços e detalhes

Até os 60.000 km, essas paradas custam R$ 5.964, valor que sobe um pouco graças à revisão dos 40.000 km, que custa quase R$ 2 mil. Por outro lado, a marca destaca que a revisão inicial, de 3.000 km, é gratuita.

Confira todos os valores:

  • 3.000 km – Gratuita
  • 10.000 km – R$ 596
  • 20.000 km – R$ 596
  • 30.000 km – R$ 776
  • 40.000 km – R$ 1.908
  • 50.000 km – R$ 596
  • 60.000 km – R$ 1.492

JAC T60 Plus 2022 – ficha técnica

Motor

1.5 Turbo i-VVT

Tipo

Dianteiro, transversal e gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.499

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

168 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

21,4 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão

Tipo

CVT de 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga leve de 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.410

Largura (mm)

1.800

Altura (mm)

1.660

Distância entre os eixos (mm)

2.620

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

n/d

Tanque (litros)

50

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.365

Porta-malas (litros)

650

JAC T60 Plus 2022 – fotos