O mercado nacional está em crise e em momentos como esse, algumas marcas buscam soluções para evitar o pior e a Toyota pensou exatamente na única moeda disponível no mercado, os seminovos.
Sem oferta suficiente de carros novos no mercado automotivo, os usados passaram a estar na pauta do dia, ainda que nesse setor a coisa também não esteja nada boa…
Assim, usando seu serviço de assinatura Kinto, a Toyota disponibiliza no mercado seminovos por meio de assinatura mensal através do plano Kinto One Personal.
Com dois anos de operação no Brasil, a Kinto agora busca clientes de pessoa física que podem adquirir seus carros em planos de 12 ou 24 meses, “com baixa quilometragem e com preços acessíveis”, segundo a Toyota.
Contratados por meio da rede autorizada ou do site https://kintomobility.com.br/one-personal, o serviço contempla manutenção preventiva, assistência 24 horas, além de IPVA, carro reserva (quando necessário) e seguro com cobertura para terceiros.
A franquia contratada pode ser de 800 km ou 1.500 km mensais, garantindo assim que o cliente possa pagar exatamente pela média de quilometragem que realmente usa mensalmente.
Apesar de parecer estranho a assinatura de carro seminovo, a prática já era vislumbrada pelo mercado, uma vez que os contratos geralmente vão de 12 a 24 meses, com no máximo 36 meses nesse tipo de negócio.
Obviamente, a revenda desses carros para as multimarcas seria considerada, mas muitos casos envolveriam carros que as próprias marcas poderiam reutilizar na assinatura e assim capitalizar melhor suas operações.
Como o mercado de seminovos é muito importante em qualquer mercado, especialmente no Brasil, onde as redes autorizadas praticamente vivem apenas disso e do pós-venda, esse tipo de serviço também passa a ser rentável para os fabricantes.
Em momentos de crise como a atual, onde há escassez de carros novos e até mesmo usados no mercado, manter sua própria frota e ganhando com isso parece o caminho a seguir.