Lada e-Largus: minivan do Logan é elétrica na Rússia

Apesar da Guerra da Ucrânia, alguns projetos automotivos na Rússia – que invadiu o país vizinho – continuam a ser executados e a combalida AvtoVAZ quer reerguer-se em meio às sanções.

Tendo a Renault entregado a chave da empresa com seus 67,69% das ações ao Instituto Central Russo de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e Motores, os projetos internos foram retomados.

Um deles agora foi materializado no Lada e-Largus, minivan derivado do Renault Logan da primeira geração, mas com propulsão 100% elétrica.

Num país que relegou sempre o carro elétrico ao segundo plano, a iniciativa da AvtoVAZ é uma virada enorme, ainda mais que a Rússia possui a garantia de reservas de petróleo que podem durar muito tempo.

Com produção em Izhevsk, que teve a produção do Vesta transferida para Tolyatti, sede da AvtoVAZ, a minivan elétrica será praticamente filha única da instalação russa.

Tendo a promessa de versões de alcance, a Lada e-Largus por ora entrega somente 181 km de autonomia com suas baterias de 21,2 kWh, de origem Mahindra.

Aliás, seu propulsor elétrico também vem do fabricante indiano, assim como os sistemas de controle e gerenciamento de energia.

O modelo ainda passará por testes em 2023 e se espera a produção para 2024, porém, não há planos conhecidos para outros modelos elétricos.

Atualmente, a Lada está passando pela mudança de seu portfólio, agora simplificado por conta da crise dos semicondutores e das sanções por conta da invasão russa à Ucrânia.

Dessa forma, toda a produção de carros com motor a combustão ficará em Tolyatti, onde modelos como Vesta, Xray, Niva e Granta já estão saindo com propulsor de nível Euro 2, como dos anos 90.

Também perderam diversos itens, como freios com ABS e airbags, de modo a reduzir a dependência externa de componentes e seguir para a produção, que no momento visa manter os empregos na sede da AvtoVAZ.