Produzindo uma versão pelada do Lada Granta, remetente tecnologicamente aos anos 90, a AvtoVAZ quer recuperar-se diante das sanções internacionais contra a Rússia e a crise de chips.
Tendo que fazer até uma simplificação do mais simples dos carros russos, o Lada Niva, a AvtoVAZ pensa grande e quer uma nova família de carros compactos, começando por um SUV baseado no Vesta.
Como já se sabe, a montadora russa perdeu o apoio tecnológico da Renault quando esta entregou de bandeja seu espólio local para administração russa, liderada agora por Maxim Sokolov, que promete uma reviravolta na AvtoVAZ.
Falando para a agência de notícias RIA Novosti, Sokolov disse: “Estou certo que, a médio prazo, temos todas as oportunidades para refinar o modelo Vesta e lançar um crossover baseado nele”.
Isso significa que a AvtoVAZ manterá a plataforma atual B0 da Renault para continuar com sua gama de carros compactos, prometendo uma nova linha. Então, podemos esperar algo parecido com o que ocorre no Irã com antigos produtos das marcas Peugeot, Citroën e da própria Renault.
Contudo, Sokolov não precisa se debruçar sobre novos projetos, pois, a Lada tem pelo menos dois projetos de crossover e SUV já divulgados e baseados na plataforma do Vesta.
Um deles é o interessante Lada Xcode, um crossover compacto que devia ter entre 4,00 m e 4,20 m de comprimento, bem como 2,50 m ou mais.
O projeto foi lançado em 2016 e refinado em 2018, porém, jamais executado, embora tenha sido uma boa proposta para ampliar as vendas da marca russa num mercado promissor.
Outro conceito foi o Lada 4×4 Concept, uma releitura moderna do Niva e com uma carroceria mais volumosa, supostamente baseada no Renault Duster e assim com capacidade 4×4.
Tanto este quanto o primeiro possuem potencial na Rússia, onde os consumidores também estão buscando mais utilitários esportivos, como apontou Sokolov.
[Fonte: Kolesa]