O Lamborghini Urus está longe do que os puristas querem, mas é o que o mercado quer e a aposta do fabricante de Sant’Agata Bolognese parece ter dado certo.
Com 20.000 unidades produzidas, o Urus se tornou o modelo de maior fabricação na história da Lamborghini, tendo o exemplar histórico, pintado em Viola Mithras, enviado para o Azerbaidjão.
Musculoso, o SUV da Lamborghini exigiu um grande esforço da marca em sair de seu processo fabril tradicional para ter um produto mais complexo.
Com a plataforma MLBevo fendo feita na Eslováquia, de onde também saem os SUVs Audi Q7 e Q8, VW Touareg e o Porsche Cayenne, além da base do Bentley Bentayga, o Urus faz um caminho parecido com este último.
Ele é finalizado na famosa cidade italiana, onde a fábrica da Lamborghini dobrou de tamanho apenas para fazer o Urus em suas instalações, incluindo um programa de personalização AD Personam, que atua diretamente na linha de montagem.
Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, diz: “Desde o primeiro momento em que apresentamos o conceito Urus no Salão do Automóvel de Pequim em 2012, até sua estreia no mercado em 2018 e todos os anos desde então, o Urus provou seu apelo instantâneo e contínuo como um verdadeiro Lamborghini”.
Winkelmann fala da inspiração no passado com o Urus tendo: “nascido de nossa herança superesportiva e do primeiro Super SUV do mundo, o LM 002”.
Sobre o produto, o CEO da Lamborghini comenta: “O Urus é um complemento perfeito para as nossas gamas de modelos super desportivos, proporcionando uma condução diária luxuosa e de alto desempenho para quem se identifica com a nossa autêntica marca italiana”.
Com um V8 4.0 Biturbo de 650 cavalos e 86 kgfm, o Urus voa de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, sendo um bólido com tração nas quatro rodas e transmissão automática preparada para responder às exigências do condutor.