Lifan? Chinesa falida ressurge como Livan

Lembra da Lifan? A marca chinesa, presente no mercado brasileiro há alguns anos, abriu falência em 2020, mas a Geely encampou sua estrutura e agora ressuscita a empresa, mas como Livan.

Isto se deu através de uma nova empresa constituída na China pela Geely, chamada Ruilan Automobile, que assumiu as fábricas da Shanghai Maple Guorun e Lifan Technology, após a compra desta em 2020.

Assim, a fusão das duas, gerou-se a marca Livan, ainda que a Maple mantenha três modelos em comercialização por lá.

Com dois modelos elétricos, a Livan – que recebeu esse novo nome para internacionalizar a antiga Lifan – voltará a ter presença dentro e fora (talvez) da China.

A proposta da Livan é ter seis modelos nos próximos três anos e o foco será na plataforma com troca de baterias em estações próprias.

O plano é dispor inicialmente de 200 estações automatizadas de troca de baterias, num processo semelhante ao da NIO e da extinta Better Place, que tinha parceria com Renault e Nissan.

Os dois primeiros modelos, ainda em forma de show car, foram apresentados no Chongqing Motor Show, evento na cidade que sediava a Lifan.

Dos exibidos ao público local, o Livan Concept L é um pequeno crossover de estilo cupê com tração dianteira ou integral, tendo autonomia entre 550 e 750 km.

Além disso, irá de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Quando chegar ao mercado, deve ser chamado Livan 7.

Já o Livan 9 é um SUV de sete lugares e desenho mais tradicional, sendo baseado em um dos muitos SUVs da Geely e medindo 4,80 m de comprimento.

A Livan não divulgou detalhes do modelo 9, mas ele será igualmente elétrico.

Com isso, a velha Lifan vir aLivan e quer seu lugar ao sol no mercado chinês e com potencial de alcançar mercados emergentes.

Por enquanto, o site da Lifan Motors continua funcionando no Brasil.