Lembra da Lifan? A marca chinesa, presente no mercado brasileiro há alguns anos, abriu falência em 2020, mas a Geely encampou sua estrutura e agora ressuscita a empresa, mas como Livan.
Isto se deu através de uma nova empresa constituída na China pela Geely, chamada Ruilan Automobile, que assumiu as fábricas da Shanghai Maple Guorun e Lifan Technology, após a compra desta em 2020.
Assim, a fusão das duas, gerou-se a marca Livan, ainda que a Maple mantenha três modelos em comercialização por lá.
Com dois modelos elétricos, a Livan – que recebeu esse novo nome para internacionalizar a antiga Lifan – voltará a ter presença dentro e fora (talvez) da China.
A proposta da Livan é ter seis modelos nos próximos três anos e o foco será na plataforma com troca de baterias em estações próprias.
O plano é dispor inicialmente de 200 estações automatizadas de troca de baterias, num processo semelhante ao da NIO e da extinta Better Place, que tinha parceria com Renault e Nissan.
Os dois primeiros modelos, ainda em forma de show car, foram apresentados no Chongqing Motor Show, evento na cidade que sediava a Lifan.
Dos exibidos ao público local, o Livan Concept L é um pequeno crossover de estilo cupê com tração dianteira ou integral, tendo autonomia entre 550 e 750 km.
Além disso, irá de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Quando chegar ao mercado, deve ser chamado Livan 7.
Já o Livan 9 é um SUV de sete lugares e desenho mais tradicional, sendo baseado em um dos muitos SUVs da Geely e medindo 4,80 m de comprimento.
A Livan não divulgou detalhes do modelo 9, mas ele será igualmente elétrico.
Com isso, a velha Lifan vir aLivan e quer seu lugar ao sol no mercado chinês e com potencial de alcançar mercados emergentes.
Por enquanto, o site da Lifan Motors continua funcionando no Brasil.