Além do transporte rodoviário de cargas, os grandes centros urbanos estão repletos de veículos de entrega de pequeno porte e vans que transportam passageiros pelas ruas das cidades. Também é grande a frota de picapes e SUV’s por todo o território, tanto no campo como nas metrópoles. Todos estes veículos possuem uma característica em comum: são equipados com os “valentes” motores a diesel.
Para evitar interrupções no abastecimento de mercadorias, custos extras de reparação para os trabalhadores do transporte e, claro, para manter a segurança do condutor e de outras pessoas que circulam pelas rodovias, é essencial que as revisões desses veículos estejam em dia, o que também vai garantir que as emissões de gases desses veículos estejam dentro dos parâmetros permitidos pela legislação.
O sistema de alimentação está entre aqueles que devem receber atenção especial na manutenção, principalmente os bicos injetores, responsáveis por pulverizar o combustível na proporção e parâmetros adequados para o funcionamento do motor. Um sistema com a manutenção em dia garante menor consumo de combustível e de emissão de poluentes, respeitando os parâmetros estabelecidos pelo fabricante do veículo, resultando em economia para o dono do veículo.
Os bicos injetores são permanentemente solicitados durante o funcionamento do motor. A quantidade de combustível a ser injetada nos cilindros é calculada pelo sistema eletrônico do veículo, mas é a ponteira do bico injetor que assegura a pulverização do combustível no volume correto. Nos motores a diesel, as condições de trabalho às quais o componente é submetido são muito severas, já que está diretamente em contato com a câmara de combustão – a região mais quente do motor e constantemente submetida a altas pressões.
Falhas no funcionamento do motor, perda de potência, marcha lenta irregular e dificuldades na hora da partida são algumas das causas que podem indicar falhas dos bicos injetores, muitas vezes relacionadas ao desgaste e/ou presença de impurezas e contaminantes nas ponteiras. Esses sinais, além de ruído excessivo no motor e emissão de fumaça preta, alertam para a necessidade de revisão do componente.
As marcas Magneti Marelli e Cofap possuem um portfólio destinado à vans, utilitários, picapes e veículos pesados, que está em constante expansão, dada a sua importância e seu potencial de crescimento. Juntas, somam mais de 1800 códigos de produtos para aplicações em veículos a diesel no mercado de reposição.
Além de ponteiras para bicos injetores e dosadores ARLA, também são oferecidos para o mercado de reposição velas aquecedoras, bombas elétricas, baterias, interruptores elétricos, pontes retificadoras, lâmpadas para faróis e lanternas, além de filtros de ar, óleo e combustível, válvulas de motor, válvulas termostáticas, radiadores, bombas de água, intercoolers, compressores, visco fans e aditivos de radiador.
Para mais informações sobre os produtos Magneti Marelli e Cofap, acesse: www.mmcofap.com.br.