A Mercedes-Benz produzirá no Brasil ônibus elétricos visando o promissor mercado de transporte público de passageiros, com São Paulo sendo o centro desse segmento.
Parte da Daimler Trucks, empresa criada após a separação com a Mercedes-Benz Cars & Vans, a divisão de caminhões e ônibus agora se prepara para produzir ônibus elétricos em São Bernardo do Campo.
Prevendo um mercado anual de 3 mil ônibus elétricos no país em 2024, a Mercedes-Benz decidiu pela produção local de veículo elétrico para o transporte público, apoiado por iniciativas ambientais.
Nesse sentido, a Mercedes quer ter a metade desse mercado para manter sua liderança no segmento de ônibus, que hoje é de 51% de market share.
A capital paulista é tida como o maior mercado do país e estima-se que inicialmente serão mil ônibus, com metade sendo fornecida pela MB, mas com potencial de 2,6 mil em 2024, fazendo assim a produção alcançar 1,3 mil no ABC.
A Daimler Trucks prevê que São José dos Campos seja a segunda cidade com maior mercado de ônibus elétricos no país com 350 unidades, seguida por Curitiba, Campinas, Goiânia e São Bernardo do Campo.
Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz, disse: “Fato é que ainda que o processo demore um pouco mais do que planejamos, em 2022 ele saiu do papel. Foi o ano em que começaram a ser fechados negócios, ainda que sejam quatro carros aqui, oito ali. No ano que vem acredito que haverá emplacamentos superiores a 1 mil unidades.”
Entre novembro e dezembro, a Mercedes-Benz começará a produzir no ABC Paulista o modelo e-O500 U, cujo protótipo roda em testes na região.
O projeto teve investimento de R$ 100 milhões e conta com parceiros conhecidos, como WEG para fornecer o motor elétrico, enquanto a carroceria virá da Caio.
Com 12,5 ou 13,2 m de comprimento, o Mercedes-Benz e-O500 U segue o perfil Padron e pode levar até 83 passageiros, com 29 sentados.
Tendo 250 cavalos, o ônibus elétricos da Mercedes tem autonomia entre 250 e 300 km, dependendo do pacote de baterias.
[Fonte: Auto Data]