Nacionais: BMW terá novos Série 3 e X1 em 2023

Sem surpresas, a BMW confirmou os novos sedã Série 3 e SUV X1 no Brasil em 2023, sendo ambos a serem produzidos na fábrica de Araquari-SC, contudo o primeiro ainda não é a próxima geração.

Com código NA0, o próximo Série 3 será um salto enorme, já que utilizará uma plataforma para elétricos que pode sustentar motores a combustão.

Enquanto isso não acontece – em fins de 2024 ou início de 2025 – o modelo atual estará em sintonia com os similares feitos no México, China, Alemanha, Índia, Indonésia, Tailândia e Malásia.

Já o BMW X1 é o U11, já mostrado na Alemanha e que até agora só tinha Regensburg, como planta de produção, confirmando assim a planta catarinense como a segunda a fazê-lo.

Obviamente, a geração U11 será construída na Holanda, China, Índia, Malásia, Egito, Indonésia e Tailândia, não tendo mais a Rússia entre os países produtores.

Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil, diz: “Seguiremos com foco nos clientes a nacionalizar o desenvolvimento mundial e a produção local dos modelos líderes de mercado premium nacional”.

Krieger continua: “Com 50% de participação do mercado premium em junho, antecipamos este anúncio de forma a agradecer a preferência dos clientes e a valorizar os cerca de 1.000 colaboradores que temos no país”.

O executivo afirma: “Os modelos BMW Série 3 e X1 possuem mais de 25% do mercado total de automóveis premium do país”.

Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da Planta do BMW Group em Araquari, comenta: “A produção do Novo BMW Série 3 começa em setembro e a Nova Geração do BMW X1 será anunciada em breve”.

A serem feitos com os X3 e X4, a dupla ainda não terá variantes elétricas como o iX1 e i3 Sedan feitos localmente.

Ainda assim, a aceleração do processo atual é importante para a filial brasileira, conforme diz Rodacoswiski: “Confirmar a produção de novos modelos, apenas dois meses após as respectivas apresentações na Europa, reforça a confiança que a matriz tem em nosso time para produzir com tecnologia, qualidade e paixão no Brasil”.