Parece que logo a Audi terá de revisar seu processo contra a NIO, pois, na China, o próximo SUV elétrico da marca a desembarcar na Europa já tem nome sugestivo: ES7.
Deixando o Audi S7 de lado, o ES7 surge como um intermediário entre o ES6 e o ES8, os carros que motivaram a ação da marca alemã.
Embora não seja tão ousado quanto o NIO EC6, o ES7 tem uma traseira mais inclinada que o ES8, o novo SUV elétrico é um pouco menor e leva cinco pessoas contra sete do irmão maior.
Numa comparação distante da realidade, mas não exatamente de porte, seria como o Range Rover Sport em relação ao Range Rover padrão.
Com 4,912 m de comprimento, 1,987 m de largura, 1,720 m de altura e 2,960 m de entre eixos, o NIO ES7 tem um visual frontal mais limpo, que remete ao sedã ET7.
Além disso, na traseira, aposta em um conjunto ótico de LED unificado sobre a tampa do bagageiro.
O interior segue o padrão do ET7, com mesmo console, volante, cluster digital, multimídia e o amigável assistente virtual no topo.
Com revestimento premium no painel, teto e colunas, o NIO ES7 ainda exibe couro nas portas, painel e assentos, bem como iluminação indireta de boa impressão visual.
O nível computacional a bordo subiu muito em relação aos demais modelos da NIO, com interface homem-máquina ampliada por comandos de voz e fusão de dados em velocidade mais alta.
O ES7 tem condução autônoma de Nível 2+ e ambiente com climatização, iluminação e áudio adaptativos e inteligentes.
Na propulsão, o NIO ES7 não teve potência e torque divulgados, mas vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e conta com três opções de bateria, que podem ser substituídas em 3 minutos numa das centenas de estações de troca da NIO na China.
Com coeficiente aerodinâmico de 0,263 de cx, o ES7 com células de 75 kWh alcança 485 km no ciclo CLTP, enquanto com 100 kWh chega a 620 km.
Por fim, usando uma bateria de 150 kWh, a autonomia é de 850 km. As vendas começam em 28 de agosto na China.
O NIO ES7 parte de 468.000 yuans (R$ 359,1 mil) sem incentivos e a produção será feita em Hefei, Anhui, feita pela JAC Motors.