A Nissan apresentou no México o Kicks e-Power, versão eletrificada do crossover compacto produzido em Aguascalientes, no estado de mesmo nome, e dispõe agora da esperada tecnologia para reduzir as emissões de CO2 e melhorar a economia.
Tal como aqui, a Nissan não comercializava até então o a tecnologia e-Power, que já foi vista há anos no Nissan Note, assim como na minivan Serena e recentemente nos modelos Sylphy (Sentra) e Qashqai.
Com isso, a tecnologia chega aos mexicanos, porém, ela é importada com o carro da Tailândia, apesar de o crossover ser produzido na região, mas com o Kicks e-Power, a Nissan deu um importante aviso aos mercados latino-americanos.
Rodrigo Centeno, diretor sênior de Marketing da Nissan México, disse: “Até o segundo semestre de 2022 introduziremos este novo veículo elétrico no mercado mexicano e esperamos que, até o primeiro semestre de 2023, a Nissan tenha presença no segmento de veículos elétricos em 34 mercados da América Latina”.
Isso significa que até o final de 2023, o Kicks e-Power estará no mercado brasileiro talvez sem produção local, visto que ele agora é feito na Tailândia. Então, se não houver nenhum investimento nesse sentido por aqui, teremos o Kicks tailandês nas ruas.
O Kicks e-Power usa a tecnologia já bem divulgada pela marca, porém, pouco usada, visto que nem meia dúzia dos players da marca japonesa a utilizam. Com motor HR12 1.2 litro de 79 cavalos como gerador, o sistema usa para tração um elétrico de 136 cavalos, mais bateria de lítio de 1,8 kWh e regeneração de energia.
Diferente de outros sistemas híbridos ou elétricos com extensor de alcance, o e-Power da Nissan usa o motor para carregar diretamente o motor elétrico, que impulsiona o carro, tal como funciona uma locomotiva diesel-elétrica. A pequena bateria sob o assento, garante alguns períodos de descanso para o motor 1.2.