Na época do calor os ocupantes dos veículos querem o conforto do ar-condicionado que deixa a cabine com a temperatura bem mais baixa que a do ambiente ensolarado. Lá fora pode estar com temperatura torrando com 40 graus, mas dentro de um carro com o sistema de climatização funcionando adequadamente, pode estar com temperatura confortável de 20 graus ou menos.
Esta situação se inverte quando chega o inverno, com temperatura ambiente de 10 graus ou até abaixo de zero, e é neste momento que vamos lembrar do sistema de aquecimento, que vai deixar a cabine do carro com temperatura bem mais elevada que a de fora, desde que esteja funcionando corretamente.
Coisas básicas a que não se dá muita atenção, como o líquido de arrefecimento com a proteção adequada de aditivo e na proporção recomendada pelo fabricante do automóvel, o estado da correia que movimenta a bomba d’água, compressor do ar-condicionado e outros componentes, além dos controles do painel do ar-condicionado e válvulas de passagem de água quente para o radiador de ar quente que fica dentro da caixa de ar sob o painel do carro, devem receber manutenção periódica.
Muitas vezes o cliente não aprova a troca do radiador do ar quente porque tem que desmontar todo o painel para ter acesso à caixa de ar e a solução mais barata é eliminar esta função do sistema de climatização do veículo.
Como a água aquecida no motor do carro circula também pelo sistema aquecimento do ar-condicionado através de tubos e mangueiras, simplesmente é feita uma interrupção desta circulação com a própria mangueira ou tampões de borracha que vedam a passagem de água quente para o radiador de ar quente dentro da caixa de ar.
Este tipo de desserviço ou serviço mal feito ocorre pela falta de manutenção do sistema de arrefecimento do motor, que trabalha sem a proteção dos aditivos colocados na água do radiador e com isso, surgem pontos de oxidação/ferrugem, que danificam todos os componentes do sistema de controle de temperatura, que inclui a bomba d´água, radiador do motor, selos de vedação do motor, válvula termostática e inclusive o radiador do ar quente pode furar e vazar água dentro do carro.
O funcionamento correto do ar-condicionado depende de outros sistemas do veículo e por falta de atenção ou conhecimento, muitos reparadores que atuam no seguimento de ar-condicionado não observam este detalhe e ficam focados apenas nos componentes do ar-condicionado, mas aqui está a oportunidade de manter e ampliar os serviços em pleno inverno, oferecendo serviços de manutenção do sistema de arrefecimento do motor, que vão garantir o funcionamento adequado do ar-condicionado e aquecimento, além do motor que vai trabalhar com a troca de calor de forma mais eficiente.
Em situações mais críticas, a temperatura do motor pode subir e atingir níveis que podem até empenar o cabeçote, provocando um prejuízo muito grande para o dono do carro.
Mas como funciona o sistema de aquecimento, que além de aquecer o habitáculo do veículo, também ajuda a manter o controle de temperatura do motor porque o radiador do ar quente está conectado ao sistema de arrefecimento do motor?
Para entender como funciona este sistema, existem alguns componentes importantes, que combinados formam um conjunto para controlar a temperatura do motor e do habitáculo:
- Núcleo de aquecimento ou radiador do ar quente;
- Ventiladores do radiador do motor;
- Mangueiras do aquecedor;
-Válvula de controle do aquecedor;
- Painel de controle do ar-condicionado;
- Válvula termostática;
- Bomba d´água;
- Correia poly V;
- Sensor de temperatura do motor;
- O líquido de arrefecimento e
- A tampa do vaso de expansão do líquido de arrefecimento.
Cada componente tem a sua função específica e no caso de falha de algum deles, pode comprometer o funcionamento do sistema de aquecimento do habitáculo do veículo.
Este tipo de troca de calor é uma forma inteligente de aproveitar o calor gerado pelo motor, que seria desperdiçado pelo escapamento ou pelo radiador do sistema de arrefecimento do motor, mas é direcionado para o radiador do ar quente, gerando um ambiente confortável pela temperatura controlada no interior da cabine do carro.
Dá até para fazer uma comparação, pois a água quente do sistema de arrefecimento do motor é transferida da mesma forma que o gás refrigerante se movimenta para criar ar frio quando o ar-condicionado está ligado.
O calor do motor flui através do líquido de arrefecimento do motor para o núcleo do aquecedor, que atua como um trocador de calor e à medida que o calor do motor é transportado pelo líquido de arrefecimento, vai aquecendo e dependendo do nível de temperatura desejada, o motor do ventilador vai forçar a passagem do ar pelo núcleo do aquecedor, levando o ar aquecido para dentro do carro.
Este sistema de aquecimento convencional é aplicado na maioria dos veículos equipados com motor de combustão interna, quer seja diesel, gasolina ou outro combustível.
Mesmo sabendo que existem outros sistemas de aquecimento do habitáculo dos veículos, o sistema convencional vai continuar nos veículos por muito tempo e certamente vai gerar muitos serviços para as oficinas e para fazer os reparos com competência, basta saber como o sistema funciona, aplicar componentes de qualidade, inclusive o aditivo que não deve ser escolhido pelo menor valor, pois este deve ser apenas água com corante e não vai fazer o efeito protetivo do sistema de arrefecimento do motor, incluindo o radiador do ar quente do ar-condicionado.
Devemos sempre nos lembrar da importância da tampa do radiador para os veículos mais antigos e da tampa do vaso de expansão, pois são estas tampas que mantêm a pressão de trabalho ideal do sistema de arrefecimento. Geralmente este sistema funciona com 1 bar de pressão e quando ocorre alguma falha e a temperatura eleva, provoca o aumento da pressão e além do ventilador do radiador aumentar a velocidade, a tampa vai liberar a pressão na tentativa de preservar os componentes, inclusive as mangueiras que podem estourar.