Aqui, a Fiat Doblò foi uma multivan que durou duas décadas na mesma geração, sendo um dos carros nacionais mais longevos da história, mas lá fora evoluiu e continua sua missão.
Ajustada à Stellantis, a Nova Fiat Doblò aparece também em versão elétrica, a chamada E-Doblò e é o terceiro modelo da Fiat Professional, com E-Ducato e E-Scudo.
Estes dois, aliás, deverão chegar ao mercado brasileiro adiante, reforçando o time eletrificado da Stellantis por aqui também.
Derivada de modelos da antiga PSA, como a Opel Zafira Tourer, a Nova Doblò tem dois tamanhos e três versões: Van, Van Crew Cab e Combi.
O veículo comercial tem dispositivos versáteis para melhorar a distribuição de carga, além do manuseio de encomendas.
O Magic Cargo permite colocar objetos com 3,4 m de comprimento no baú, assim como há opção do banco do passageiro rebater para ampliar o volume interno.
Já o Magic Mirror usa uma câmera com função de retrovisor interno, alerta de ponto cego e câmera de ré.
No caso da E-Doblò, existe o Magic Plug, que utiliza a energia das baterias para uso do baú como frigorífico ou utilização de ferramentas elétricas.
Essa versão da Nova Doblò tem capacidade de carga de 800 kg e um baú de 4,4 m³, capaz de transportar dois paletes padrão europeu.
Também com chassi longo, a Crew Cab é uma versão combinada de furgão e passageiros na parte central, um tipo de veículo apreciado em locais como a Argentina, por exemplo.
Com oito lugares, a Nova Doblò tem 4,40 m de comprimento no tamanho padrão, equipada com motores 1.2 THP de 110 cavalos e turbo diesel 1.5 de 100 ou 130 cavalos.
A E-Doblò tem a mesma propulsão do Peugeot 208 e-GT, com 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de bateria de 50 kWh e autonomia de 280 km no ciclo WLTP.
A multivan tem cluster digital de 10 polegadas, multimídia com tela de 8 polegadas, teto panorâmico, Android Auto e CarPlay, entre outros recursos.
Então, será que vem? Sem dúvidas, ampliaria a oferta do grupo por aqui.