O Novo Citroën C4 europeu agora tem um irmão, meio estranho é verdade, mas que busca mudar as coisas no segmento, mesclando sedã e crossover. Trata-se do Citroën C4 X.
Ainda que a designação lembre algo para o mercado chinês, em realidade ele aparece mesmo é para os europeus.
Não se trata de mais um liftback para o continente, um tipo comum por lá, mas um sedã de fato, uma vez que o porta-malas é destacado do resto.
Com a mesma frente do Novo C4, o C4 X é igual até as portas traseiras, recebendo então um prolongamento que o torna um carro incomum.
Apesar da tampa destacada, o Novo C4 X tem linha de cintura alta e muito lembra a proposta de estilo feita em renderizações, onde o C4 Sedan ou X se apresentava até com uma variante perua.
A Citroën obviamente pode até mesmo criar uma C4 X Break a partir desse carro, gerando assim uma família que remeteria ao Citroën Xsara, só que sem a minivan Picasso. Bom, na China até caberia…
Diferente de outras propostas de sedãs aventureiros, este pode ser considerado também um crossover com estilo sedã, devido ao seu formato com o terceiro volume.
Então, vai da preferência do cliente chamá-lo como quiser.
Com lanternas traseiras exclusivas, este estiloso “sedã” tem o porta-malas que o brasileiro gosta, com 510 litros.
Aliás, feito sobre a base CMP, não teria problemas técnicos para ser feito em Porto Real ou El Palomar, mas os planos da Stellantis para a região são outros…
Medindo 4,600 m de comprimento e 2,670 m de entre eixos, o Novo Citroën C4 X tem o porte do extinto C4 Lounge, podendo ser até o sucessor deste na visão sempre revolucionária do duplo chevron.
Com motores Puretech 1.2 Turbo de 100 ou 130 cavalos, além de versão elétrica de 136 cavalos, o Novo C4 X é uma ação ousada na Citroën num continente que parece ter perdido a ousadia há algum tempo.
Haverá uma versão diesel com 130 cavalos que alcançará a África (norte). Aqui?
Como já dissemos, a Citroën tem o CC24 do C-Cubed e ele pode apontar para um SUV de porte médio para brigar com Taos e Corolla Cross no lugar de um sedã visionário. Aguardemos.