Novo Kia Sorento chegará eletrificado ao Brasil

Visto recentemente em um flagrante no interior de São Paulo, o Novo Kia Sorento virá ao mercado nacional, mas não com motor V6 a gasolina.

Durante apresentação do Novo Kia Sportage, que você confere aqui nossas impressões ao dirigir, José Luiz Gandini, presidente da marca no Brasil, confirmou a chegada da nova geração do Sorento para 2023.

Contudo, assim como os próximos lançamentos da Kia e os dois mais recentes, o Novo Sorento chegará com propulsão híbrida e nesse caso diferente da proposta do Novo Sportage.

O Novo Sorento é feito na Coreia do Sul, EUA e Vietnã, tendo duas versões híbridas, sendo que a esperada é a convencional, que não possui recarga externa.

Nesse caso, o motor Smartstream-G 1.6 T-GDi é o mesmo do Novo Sportage, porém, ele trabalha com um elétrico mais potente e entrega 230 cavalos a 5.500 rpm e 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm.

Com transmissão automática de seis marchas, o Novo Kia Sorento Hybrid tem versões com tração dianteira ou integral, indo de 0 a 100 km/h em 8,6 ou 9,0 segundos, respectivamente.

A velocidade final é de 193 km/h e o consumo médio fica em 15,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, isso na versão AWD, que pode ser a opção por conta do preço maior.

O Novo Sorento tem outra versão híbrida, mas esta é plug-in e com 265 cavalos, mas com mesmo torque e tração AWD, indo de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e com final de 193 km/h.

Com 4,81 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,70 m de altura e 2,81 m de entre eixos, o Novo Kia Sorento está na quarta geração e aqui é vendido desde a primeira.

Para 2023, além dele e do Cerato Turbo, a Kia promete ainda o Niro, que será híbrido, porém, não se sabe se será HEV ou PHEV.

Já o EV6 ainda precisará de tempo e produção para chegar ao Brasil, algo que está difícil conciliar no momento.