Novo Montana focará em performance e conectividade

A GM tem na Nova Montana sua próxima grande aposta no mercado brasileiro e a picape leve da Chevrolet chegará com uma calibração que permitirá até três vezes mais variáveis de programação da ECU.

Isso permitirá que o desempenho da picape seja o mesmo tanto vazia quanto carregada, garantindo assim o melhor rendimento do propulsor turbinado, que será equipamento de série na Nova Montana.

Como se sabe, tirando a Spin e as versões 1.0 aspiradas de Onix e Onix Plus, todos os motores dos modelos nacionais da Chevrolet são turbinados.

Silvio Mariano, engenheiro de desenvolvimento veicular da GM, diz: “Muitos têm curiosidade em saber o que mais impacta na performance e na dinâmica de uma picape: torque, peso ou aerodinâmica? O segredo está na harmonização das tecnologias, e o resultado final é o que importa para o consumidor”.

Segundo a GM, a “central eletrônica avançada permite até 3 vezes mais variáveis de calibração que picapes de geração anterior”.

A montadora fala ainda em um “motor turbo de alto rendimento” e promete que a Nova Chevrolet Montana será a picape mais econômica com transmissão automática do mercado.

Então, alia-se aí um motor turbo de pequenas dimensões com uma relação de marchas ou calibração do câmbio ajustada para economia, para conseguir o feito.

Por ora, o motor mais potente da GM aqui, para a plataforma VSS-F é o 1.2 Turbo de até 133 cavalos com 21,4 kgfm, que se considerar o peso reduzido da Nova Montana e aquele ajuste que a engenharia da GM fez para Onix e Onix Plus, parece crível isso acontecer.

No câmbio manual, a GM promete estar entre os melhores resultados do mercado em 0 a 100 km/h.

Para finalizar, a GM diz que a Nova Montana irá receber atualizações remotas de software inerentes à arquitetura eletrônica da picape e de aplicativos nativos à central multimídia.