O Novo Nissan X-Trail 2023 chega ao mercado japonês apenas com propulsão e-Power, assim como o Kicks, recentemente atualizado por lá.
O SUV de porte médio da Nissan adota o e-Power de segunda geração e ainda com sistema de tração AWD elétrico chamado e-4ORCE.
Ashwani Gupta, Chief Operating Officer da Nissan, diz: “Conforme anunciado na Nissan Ambition 2030 , a Nissan pretende conduzir para um mundo mais limpo, seguro e inclusivo através dos nossos produtos e serviços”.
Gupta completa: “Com isso em mente, estamos eletrificando os principais modelos, com o X-Trail para o mercado japonês se tornando um modelo e-Power dedicado com o e-4ORCE como opção. O novo X-Trail desempenhará um papel importante na liderança da nossa eletrificação.”
Contudo, o Nissan X-Trail e-Power não utiliza o mesmo sistema do Kicks, tendo como gerador o propulsor KR15DDT ou mais conhecido como 1.5 VC-Turbo.
Muito mais avançado que o HR12 do Kicks, o 1.5 VC-Turbo tem atuador mecânico que muda o curso do pistão e alta a taxa de compressão, variando de 8,0:1 até 14,0:1.
Isso permite que seu volume mude de 1.477 cm³ para 1.497 cm³, funcionando em regimes diferentes como se fosse dois motores num só.
Com três cilindros, o KR15DDT tem turbocompressor e injeção direta, entregando 203 cavalos e 30,5 kgfm.
A escolha pelo VC-Turbo é devido ao melhor aproveitamento de força em baixa rotação, reduzindo o consumo e fornecendo a energia necessária para o motor elétrico de tração.
Já o e-4ORCE garante a tração também nas rodas traseiras por meio de um segundo motor elétrico, deixando assim livre a plataforma para bateria, tanque e demais itens necessários.
A Nissan não divulgou números do e-Power e nem da versão e-4ORCE, apenas alguns detalhes do conteúdo da nova geração do X-Trail para o Japão.
O SUV tem monitoramento Nissan Safety Assist 360, Pro-Pilot com navegação inteligente com ajuste de velocidade diante da sinalização viária, chamada de emergência, estacionamento automático e faróis full LED adaptativos.