O Novo Polo 2023 foi registrado pela Volkswagen na Argentina, no serviço de proteção de direitos industriais do país.
O hatch compacto da VW será na versão brasileira, similar ao modelo alemão, com as mesmas linhas do produto visto lá na Europa.
Na frente, note que os faróis full LED possuem parábolas no lugar dos projetores duplos do padrão alemão.
Atrás, o para-choque assume novo desenho, mas o resto da carroceria se mantém sem mudanças.
O Novo Polo 2023 terá motorização diferenciada, com o 1.0 TSI com até 105 cavalos, aparentemente usando a calibragem do Up TSI, mas com o motor regular também modificado, segundo o Inmetro.
Nesse caso, o 1.0 TSI do Novo Polo 2023 terá consumo de 11,6 km/l na estrada e 9,6 km/l na gasolina, creditado para o hatch compacto.
Com gasolina, o hatch compacto da VW fará 13,8 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada, atendendo assim a proposta do compacto.
O Polo 2023 será produzido tanto na Anchieta e em Taubaté, onde será feito o Polo Track, versão simplificada do compacto e com a difícil missão de substituir o Gol, que sairá de linha.
Podendo ter versões com motor 1.4 TSI, este de 150 cavalos e 25,5 kgfm, o Polo terá a companhia do Novo Virtus.
No Polo Track, a VW buscará clientes que hoje estão comprando o Gol, tendo ainda motor 1.0 MPI e transmissão manual, caixa que deverá ser usada também no 1.0 TSI, ajustado para ter menos, como no Up TSI.
As mudanças mecânicas também visam atender o Proconve L7, assim como outros modelos da marca e também do mercado.
Com as modificações, o Polo 2023 terá maior responsabilidade e terá de dispor de volume para atender a demanda.
Atualmente, a VW tem problemas com fornecimento de semicondutores, o que levou a planta da Anchieta a ter operação reduzida e até mesmo suspensa por falta de chips.
Em Taubaté, a VW também teve problemas e foi um dos motivos que levaram a montadora a pedir ao governo um período de seis meses para terminar os carros inacabados na linha e nos pátios.
[Fonte: Parabrisas]