O Palio 2008 estava no mercado nacional com uma presença de 12 anos, mas ainda muito longe de seu fim definitivo. O modelo ainda estava na primeira geração, que durou quase 20 anos.
Com mais uma atualização no visual, o Palio 2008 ainda fazia parte do acordo entre Fiat e GM, o que garantia o acesso ao motor Família I da Chevrolet, fabricado pela GM em São Caetano do Sul.
Feito em Betim-MG, o Palio 2008 foi oferecido nas versões ELX e 1.8 R, tendo o motor Fire 1.0 e 1.4 na primeira versão, mas o 1.8 R tinha propulsor da General Motors.
O compacto da Fiat, do projeto 178, era produzido junto aos irmãos Fiat Siena, Fiat Palio Weekend e Fiat Strada, usando uma plataforma desenvolvida localmente.
Com visual ainda em dia para atendimento ao mercado nacional, o Fiat Palio 2008 ganhou poucas novidades para continuar brigando com o Volkswagen Gol, Ford Fiesta e Chevrolet Corsa.
Veja também: Palio 2010
Palio 2008 – novidades
O Palio 2008 ganhou a primeira grande atualização nessa época e teve como novidades, além do visual, a mudança da versão EX para ELX, enquanto a versão HLX passou 1.8 R.
O hatch foi oferecido nas versões ELX 1.0 2 portas, ELX 1.0 4 portas, ELX 1.4 4 portas, 1.8 R 2 portas e 1.8 R 4 portas.
Além disso, o Palio 2008 recebeu de série terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, volante com regulagem de altura, luzes de neblina e ganchos para rede porta-objetos no porta-malas.
Já a atualização visual do Fiat Palio, teve leve inspiração no Gol e ganhou faróis arredondados com lentes simples, bem como molduras escurecidas.
O capô mais elevado recebeu grade em duas partes e traseira com lanternas horizontalizadas, que deixaram o visual até certo ponto mais largo.
O Palio 2008 manteve o painel da atualização anterior, porém, o acabamento melhorou.
Com nova padronagem, o hatch compacto ficou mais agradável e pronto para enfrentar a terceira geração (de fato) do Gol, que surgia na mesma época.
Na carroceria de duas portas, a Fiat introduziu uma nova vigia lateral, que ganhou um desenho mais fluido.
Esta vinha com linha de cintura elevando-se em direção às colunas C, dando assim ao Palio 2008, um visual mais fluido e esportivo com duas portas.
Tanto é que, fora a versão ELX, apenas a 1.8 R tinha essa opção de carroceria.
Palio 2008 – detalhes
O Palio 2008 tinha frente com faróis curvados com lentes simples, com piscas e lanternas integradas, tendo linhas fluidas.
A grade fora ampliada com uma barra no central, onde fica a placa de registro do veículo, com a parte superior com logotipo da Fiat, a parte inferior invertida com o mesmo design.
Entre as duas partes, havia grelha horizontalizada e frisos cromados. No para-choque, os faróis de neblina tinham frisos cromados e molduras pretas.
Nas laterais, um vinco pronunciado na parte superior e outro na base, marcam o Palio 2008, que tinha ainda maçanetas na cor do carro e retrovisores igualmente pintados na mesma cor.
Saias laterais estilizadas foram introduzidas na base das portas, deixando o visual mais elaborado.
Na traseira, a Fiat adicionou defletor de ar pronunciado sobre a tampa do bagageiro, com lanternas horizontais e para-choque liso, bem como friso metalizado na base da tampa.
No teto, antena pronunciada e as rodas eram de aço ou liga leve, com aros 14 ou 15 polegadas.
Já no interior, o Palio 2008 tinha painel do modelo anterior e como destaque, o cluster tinha fundo branco com conta-giros, velocímetro e nível de combustível, bem como display do computador de bordo.
O volante, contudo, era bem simples e não tinha comandos de mídia, tendo ainda ajuste de altura da coluna de direção.
Com direção hidráulica, o Palio tinha ainda console central verticalizada com difusores de ar na parte inferior, assim como comandos físicos no ar condicionado.
No topo, um sistema de rádio integrado com CD player e MP3, mas sem Bluetooth ou entradas auxiliares.
No lado do passageiro, havia um compartimento com tampa sobre o porta-luvas, que tinha bom espaço.
Tendo dois porta-copos e alavanca de câmbio com pomo na cor cinza, o Palio 2008 tinha o mesmo acabamento cinza, a mesma tonalidade que existia na parte central do painel.
As portas ficaram mais elaboradas e tinham acabamento em tecido idêntico ao dos bancos, tendo comandos dos vidros elétricos, bem como ajuste dos espelhos retrovisores elétricos na coluna A.
O assento do motorista tinha ajuste em altura e apoio de braço retrátil, enquanto o banco traseiro era inteiriço com três apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos nas laterais.
O quinto passageiro era servido por cinto de segurança subabdominal, enquanto os cintos dianteiros tinham ajustes em altura.
Com encosto rebatível, o Palio tinha 290 litros de volume e iluminação, com abertura interna junto ao assoalho e com alavanca de abertura do bocal do tanque.
No teto, alças e luz de leitura, assim como para-sois e retrovisor interno dia e noite.
Já o Palio 1.8 R tinha frente idêntica aos demais, não tendo nenhuma identificação diferenciada, mas os retrovisores eram de cor cinza, assim como nas colunas B e defletor de ar na tampa traseira.
As saias laterais são as mesmas, mas na base das portas, faixas decorativas com tonas de cinza e laranja, além do “1.8” estilizado.
Diferente dos faróis, as lanternas traseiras tinham lentes escurecidas, enquanto a tampa do bagageiro vinha com faixa em tons de cinza.
O para-choque era liso e o escapamento tinha ponteira esportiva com acabamento cromado.
As rodas de liga leve não eram necessariamente esportivas e tinham aro 15 polegadas, com pneus 185/60 R15.
No interior, o painel não tinha mudanças em relação às demais versões, mas o console central era escurecido e o cluster tinha fundo preto, diferente da versão ELX, em branco.
Contudo, os bancos eram personalizados, revestidos por antracite e tecido com costura dupla vermelha.
Os cintos de segurança eram vermelhos e reforçavam a proposta do Palio 1.8 R, que não era necessariamente uma versão esportiva, apesar da potência do motor.
[embedded content]
Versões
- Fiat Palio ELX 1.0 2 portas
- Fiat Palio ELX 1.0 4 portas
- Fiat Palio ELX 1.4 4 portas
- Fiat Palio 1.8 R 1.0 2 portas
- Fiat Palio 1.8 R 1.0 4 portas
Equipamentos
Fiat Palio ELX 1.0 2 portas – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, para-choques na cor do carro, maçanetas na cor do carro, retrovisores na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas e antena no teto.
Vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê, acabamento interno em tecido, banco do motorista com ajuste em altura, banco traseiro inteiriço e rebatível, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e retrovisores externos com controle interno.
Alças no teto, retrovisor interno dia e noite, para-sois com espelho e porta-documento, abertura interna do porta-malas e do bocal do tanque, cluster com conta-giros e ar condicionado.
Direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, preparação para som com alto-falantes, computador de bordo, fonte de 12V, porta-copos, cinzeiro móvel, porta-objetos, porta-objeto no painel.
Cintos de segurança de três pontos (4), apoios de cabeça (5), porta-malas com iluminação, cobertura do bagageiro, estepe sob o assoalho, pneus 175/65 R14, defletor de ar no teto, entre outros.
Opcionais: rodas de liga leve aro 14 polegadas, alarme, retrovisores externos com controle elétrico, faróis de neblina, airbag duplo, freios com ABS e EDB e rádio com CD player e MP3.
Fiat Palio ELX 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras, vidros traseiros manuais e travas de segurança para crianças no banco traseiro.
Opcionais: vidros traseiros elétricos, rodas de liga leve aro 14 polegadas, alarme, airbag duplo, freios com ABS e EDB e rádio com CD player e MP3.
Fiat Palio ELX 1.4 4 portas – Itens acima, mais motor 1.4 litro, alarme, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos e retrovisores externos com controle elétrico.
Opcionais: rodas de liga leve aro 14 polegadas, airbag duplo, freios com ABS e EDB e rádio com CD player e MP3.
Fiat Palio 1.8 R 1.0 2 portas – Itens do ELX 2 portas, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, faixas decorativas, lanternas escurecidas, defletor de ar e escape esportivo.
Rádio com CD player e MP3, retrovisores externos com controle elétrico, retrovisores e colunas em cinza e faróis de neblina.
Opcionais: airbag duplo e freios com ABS e EDB.
Fiat Palio 1.8 R 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras, vidros traseiros manuais e travas de segurança para crianças no banco traseiro.
Opcionais: airbag duplo e freios com ABS e EDB.
Preços
Palio 2008 preço:
- Fiat Palio 1.0 2 portas – R$ 28.700
- Fiat Palio 1.0 4 portas – R$ 30.260
- Fiat Palio 1.4 4 portas – R$ 31.980
- Fiat Palio 1.8 R 1.0 2 portas – R$ 40.300
- Fiat Palio 1.8 R 1.0 4 portas – R$ 41.850
Palio 2008 – motor
O Palio 2008 teve duas famílias de motores, sendo uma delas a Fire e a outra a Família I, esta da General Motors.
A segunda é conhecida por pertencer à linha do Opel Corsa A, a partir de 1982, usando a mesma arquitetura do Família II do Chevrolet Monza, que chegou aqui em 1983.
Com a mesma arquitetura do propulsor do Monza, o Família I é menor em tamanho para caber no compartimento de carros compactos, diferente do II, visto em modelos maiores.
O propulsor tinha bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com tuchos hidráulicos, além de comando único com acionamento por correia dentada.
Originalmente com distribuidor na extremidade do comando, o mesmo foi substituído por um módulo eletrônico com bobina combinada.
Robusto e durável, o GM Família II foi usado pela Fiat tanto com cabeçotes de 8V quanto com 16V, mas no Palio 2008, somente o primeiro foi oferecido.
Com 1.796 cm³, o 1.8 litro da GM tinha 10,5:1 de taxa de compressão e injeção eletrônica de combustível com sistema de partida a frio do dispositivo flex.
O motor no Palio 1.8 R entregava 113 cavalos na gasolina e 115 cavalos no álcool, ambos a 5.500 rpm.
Já os torques eram de 18,0 kgfm no primeiro e 18,5 kgfm no segundo, ambos obtidos a 2.800 rpm.
Com alto torque em baixa rotação, o Palio 1.8 R assim ganhava em performance, tendo ainda transmissão manual de cinco marchas.
Já o Fire era conhecido como Fully Integrated Robotized Engine, o propulsor pequeno tinha 999 cm³ no 1.0 litro, onde seus quatro cilindros no bloco de ferro fundido, moviam um virabrequim de ferro forçado.
O cabeçote era de alumínio e duas válvulas por cilindro, acionadas por comando único com correia dentada.
Com taxa de compressão de 11,65:1, o Fire 1.0 entregava 65 cavalos na gasolina e 66 cavalos no etanol, ambas a 6.000 rpm.
Já os torques do Fire 1.0 eram de 9,1 kgfm na gasolina e 9,2 kgfm no etanol, ambos a 2.500 rpm.
Esse era o motor usado no Fiat Mille, tendo transmissão manual de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico.
O Fire 1.4 era outra opção do Palio 2008, que tinha a mesma arquitetura do 1.0, porém, com 1.368 cm³ e taxa de compressão de 11,35:1.
Ele entregava 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol, ambos 5.500 rpm, com torques de 12,2 kgfm no derivado de petróleo e 12,4 kgfm no combustível vegetal, obtidos a somente 2.250 rpm.
Trata-se de um dos menores giros de torque máximo do mercado nacional em motores aspirados.
Na época, apenas o EA113 2.0 8V da Volkswagen obtinha seus 17,3 kgfm em iguais a 2.250 rpm.
A transmissão manual C513 tinha cinco marchas e era a mesma do 1.0 litro, assim como embreagem de acionamento hidráulico.
Desempenho
- Fiat Palio 1.0 – 15,9 segundos e 155 km/h
- Fiat Palio 1.4 – 12,2 segundos e 166 km/h
- Fiat Palio 1.8 – 9,2 segundos e 191 km/h
Consumo
- Fiat Palio 1.0 – 7,8/9,9 km/l e 10,2/13,2 km/l
- Fiat Palio 1.4 – 7,4/9,5 km/l e 9,8/12,8 km/l
- Fiat Palio 1.8 – 6,3/9,6 km/l e 8,8/13,0 km/l
Palio 2008 – manutenção e revisão
A Fiat tem um plano de manutenção para o Palio 2008 com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, com serviços gerais e outros específicos.
Nas revisões da Fiat, o Palio tem óleo do motor e filtro do lubrificante trocados, o serviço conta ainda com troca de velas, correia em V, correia dentada, fluido de freio e palhetas do limpador.
Além do líquido de arrefecimento, a revisão do Palio tem ainda troca de itens de desgaste natural, tais como pastilhas de freio, lonas de freio, amortecedores, molas, batentes das torres, discos de freio e rolamentos.
Também podem ser trocados pneus, buchas das bandejas, coxins de motor e câmbio, buchas das barras estabilizadoras e pivôs de direção.
Nas revendas da Fiat, os serviços para o Palio incluem alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, limpeza, recall, limpeza oxi-sanitária, instalação de acessórios, entre outros.
Palio 2008 – ficha técnica
Motor | 1.0 | 1.4 | 1.8 |
Tipo | |||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1368 | 1796 |
Válvulas | 2 | 2 | 2 |
Taxa de compressão | 11,65:1 | 11,35:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 65/66 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) | 80/81 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) | 113/115 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 9,1/9,2 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol) | 12,2/12,4 kgfm a 2.250 rpm (gasolina/etanol) | 18,0/18,5 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas e automatizada de 5 marchas |
Tração | |||
Tipo | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Direção | |||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | |||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |||
Dianteira | McPherson | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Aço aro 14 polegadas | Aço e liga leve aro 14 polegadas | Liga leve aro 15 polegadas |
Pneus | 175/65 R14 | 175/65 R14 | 185/60 R15 |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 3.847 | 3.847 | 3.847 |
Largura (mm) | 1.640 | 1.640 | 1.640 |
Altura (mm) | 1.433 | 1.433 | 1.433 |
Entre eixos (mm) | 2.373 | 2.373 | 2.373 |
Capacidades | |||
Porta-malas (L) | 290 | 290 | 290 |
Tanque de combustível (L) | 48 | 48 | 48 |
Carga (Kg) | 400 | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 950 | 986 | 1.005 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND | ND |