O Palio 2013 chegou num momento de transição com a passagem dos automóveis nacionais para a obrigatoriedade de itens básicos de segurança automotiva impostos pelo governo em 1 de janeiro de 2013.
Pouco antes da mudança, a linha 2013 do Palio antecipou a alteração, que tornou o carro mais seguro e reduziu a lista de opcionais. Em disputa eterna com o Volkswagen Gol, o Palio teve que se modernizar.
Além disso, ele ainda enfrentava o recém-chegado Chevrolet Onix, assim como o Ford Fiesta Rocam e o Renault Sandero.
Fabricado em Betim, o Palio 2013 conviveu com a geração anterior, mas manteve sua essência para combater os rivais com três opções de motor, três versões, duas transmissões e uma geração de diferença.
Tendo adotado a segunda geração em 2011, o Fiat Palio ficou mais moderno e estilo, largando uma década e meia de projeto da I.De.A para trás, sendo assim mais fluido e jovial.
Palio 2013 – novidades
No Palio 2013, a novidade principal foi a introdução de fábrica dos airbag do motorista, airbag do passageiro, freios com ABS e EDB e cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores.
Os dispositivos fizeram parte das versões Attractive, Essence e Sporting, tendo ainda as versões Dualogic para as duas últimas, que eram equipadas com motor 1.6 16V, enquanto as duas primeiras tinham motores 1.0 e 1.4, ambos com 8V.
O Palio 2013 também a Série Especial Interlagos, que trazia decoração específica, contando com a aplicação de uma nova costura amarela no tecido dos bancos e no volante em couro.
Baseado na versão Sporting, o Palio Interlagos tinha todos os itens dessa opção, mais teto solar elétrico, rádio Connect com CD, Bluetooth, USB, comandos de rádio no volante e retrovisores externos e vidros traseiros elétricos.
Equipado com motores Fire e E.torQ, o Palio 2013 tinha ainda transmissão manual ou automatizada Dualogic, que ampliava o conforto ao dirigir, o compacto tinha acabamento melhorado em relação ao anterior.
O motor Fire 1.0 8V tinha 73 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, enquanto tinha 9,5 kgfm no primeiro e 9,9 kgfm no segundo. Já o 1.4 8V da família Fire tinha 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol.
Seu torque era de 12,4 kgfm no derivado de petróleo e 12,5 kgfm no combustível vegetal, enquanto o E.torQ 1.6 16V tinha 115 cavalos no primeiro e 117 cavalos no segundo, respectivamente com 16,2 kgfm e 16,8 kgfm.
O câmbio Dualogic tinha modo manual com trocas na alavanca ou no volante através dos paddle shifts, bem como modo Sport, tendo ainda função Creeping e de dupla redução para retomada.
Com 3,875 m de comprimento, 1,670 m de largura, 1,505 m de altura e 2,420 m de entre eixos, o Palio 2013 tinha 290 litros e era leve, pesando entre 999 kg e 1.097 kg.
Tendo nascido em uma plataforma própria, não compartilhada diretamente com nenhum outro carro, mas usando componentes de vários deles, o Palio 2013 tinha pouco eficiência energética.
Fazendo em média 10,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina, mas com etanol, fazia de 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.
Era bem simples na versão Attractive e estiloso na Sporting, que chegava a ter rodas aro 16 polegadas com visual bem esportivo, assim como faróis e lanternas com máscara negra.
Detalhes escurecidos e faixas decorativas chamavam atenção, assim como o suntuoso teto solar panorâmico e escape duplo cromado.
O Palio 2013 na versão Sporting tinha ainda interior cinza com detalhes em vermelho, que iam do volante ao encosto parcial dos bancos, passando pelo painel, console e portas.
Até o cluster era personalizado, assim como os assentos e também o sistema de som.
A versão Essence era a mais equilibrada visualmente, contando com rodas aro 15 polegadas e interior com detalhes em tons brilhantes, que deixavam o ambiente mais sóbrio.
Direção hidráulica, ar condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, som com CD/Bluetooth/USB, computador de bordo, apoio de braço para motorista, entre outros, podiam fazer parte do pacote.
O Fiat Palio ainda é um player forte no mercado de carros usados, com a linha 2023 sendo uma boa opção para quem quer um carro barato e confiável, apesar dos detalhes.
[embedded content]
Palio 2013 – detalhes
O Palio 2013 tinha faróis duplos amendoados e friso cromado na parte frontal, com o para-choque tendo grade ampla e faróis de neblina circulares.
Com rodas de liga leve aros 15 ou 16 polegadas, tinha ainda retrovisores na cor do carro, assim como as maçanetas.
Atrás, as lanternas eram amendoadas e o para-choque abrigava a placa, com escape duplo cromado na Sporting, assim como pelos detalhes em preto.
O interior tinha painel com cluster analógico e sistema de áudio com CD player e MP3, assim como USB e auxiliar.
Os bancos em tecido tinham cintos de segurança de 3 pontos nas laterais, havia ainda basculamento do banco traseiro, assim como vidros elétricos nas portas, travamento central elétrico por chave canivete e retrovisores elétricos.
Com espaço interno curto, ainda que superior ao do antigo Palio, o novo hatch compacto tinha ainda bagageiro com 290 litros, cujo acesso podia ser franqueado com a abertura interna por alavanca e destravamento por chave canivete com telecomando.
Tendo volante com comandos de mídia e telefonia, o Palio 2013 tinha ainda portas com acabamento em tecido e apoios de cabeça para quatro pessoas, bem como apoio de braço retrátil para o motorista.
Palio 2013 – versões
- Fiat Palio Attractive 1.0
- Fiat Palio Attractive 1.4
- Fiat Palio Essence 1.6 16V
- Fiat Palio Essence Dualogic 1.6 16V
- Fiat Palio Sporting 1.6 16V
- Fiat Palio Sporting Dualogic 1.6 16V
Palio 2013 – equipamentos
Fiat Palio Attractive 1.0 – motor 1.0 e câmbio manual, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, vidros elétricos dianteiros, travamento central elétrico, retrovisores com controle interno e vidros traseiros manuais.
Rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, freios com ABS e EDB, airbag duplo, cintos de segurança dianteiros com pré-dianteiros, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura e ar condicionado.
Bancos em tecido, banco do motorista com ajuste de altura, preparação para som com fiação e antena, fonte 12V, travas de segurança nas portas traseiras, bagageiro com iluminação, vidros verdes, lavador e limpador do vidro traseiro e desembaçador traseiro.
Para-brisa degradê, computador de bordo, retrovisor interno dia e noite, para-sois com espelho e porta-documento, iluminação interna, alças no teto, cobertura do porta-malas, abertura interna do bocal de combustível e abertura da tampa do bagageiro.
Cintos de segurança traseiros laterais de três pontos, banco traseiro rebatível, apoios de cabeça (2), entre outros.
Opcionais: rádio com CD player, Bluetooth, USB e alarme.
Fiat Palio Attractive 1.4 – Itens acima, mais motor 1.4 litro.
Opcionais: rádio com CD player, Bluetooth, USB e alarme.
Fiat Palio Essence 1.6 16V – Itens acima, mais motor 1.6, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, faróis de neblina, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas portas traseiras, rádio com CD player, Bluetooth e USB e auxiliar.
Bancos em tecido com padronagem diferenciada, apoio de braço retrátil para o motorista, luzes de leitura, banco traseiro bipartido, entre outros.
Fiat Palio Essence Dualogic 1.6 16V – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com modo Sport e paddle shifts.
Fiat Palio Sporting 1.6 16V – Itens do Essence, mais rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 195/55 R16, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, defletor de ar no teto em cor preta, escape duplo cromado e faixas decorativas.
Detalhes internos em vermelho, volante esportivo, bancos em dois tons, guarnição em cinza e pedais esportivos.
Opcionais: teto solar elétrico e bancos em couro.
Fiat Palio Sporting Dualogic 1.6 16V – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com modo Sport e paddle shifts.
Opcionais: teto solar elétrico e bancos em couro.
Palio 2013 – preços
- Fiat Palio Attractive 1.0 – R$ 32.995
- Fiat Palio Attractive 1.4 – R$ 34.981
- Fiat Palio Essence 1.6 16V – R$ 36.558
- Fiat Palio Essence Dualogic 1.6 16V – R$ 36.720
- Fiat Palio Sporting 1.6 16V – R$ 40.108
- Fiat Palio Sporting Dualogic 1.6 16V – R$ 40.254
Palio 2013 – motor
O Fiat Palio 2013 teve dois motores, sendo eles Fire e E.torQ, sendo o primeiro de origem Fiat, desenvolvido nos anos 80, mais precisamente em 1985.
O chamado Fully Integrated Robotized Engine, que surgiu como uma longa família de propulsores para carros pequenos, com 0.8, 0.9, 1.0, 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4 litro.
Feito até hoje, o Fire foi de um propulsor minúsculo a bordo do Fiat Panda até o Abarth 695 Tributo Ferrari, com o 1.4 T-Jet de quase 200 cavalos.
Aqui, o Fire chegou em 1999 para substituir o Fiasa, tendo versões 1.0 8V, 1.0 16V, 1.25 16V, 1.3 8V, 1.4 8V e 1.4 16V, inclusive a famosa 1.4 T-Jet.
Com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, com duas válvulas por cilindro, o comando acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto, além de distribuidor duplo.
Tendo 999 cm³, o Fire 1.0 tinha 73 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, ambos a 6.250 rpm, enquanto o torque era de 9,5 kgfm no primeiro e 9,9 kgfm no segundo, ambos 3.850 rpm.
O câmbio era manual de cinco marchas nessa versão, sendo a mesma caixa no caso do motor 1.4 8V, que tinha as mesmas características do 1.0 8V.
Com 1.368 cm³, o Fire tinha 85 cavalos no derivado de petróleo e 86 cavalos no combustível vegetal, a 5.750 rpm.
O torque era de 12,4 kgfm no primeiro e 12,5 kgfm no segundo, ambos a 3.500 rpm.
Já o E.torQ era um motor da Tritec, uma joint-venture entre Chrysler e BMW, que forneceu motores para as duas empresas em carros como PT Cruiser e MINI Cooper.
Com fábrica em Campo Largo-PR, a Tritec faria motores 1.4, 1.6 e 1.6 Supercharger, mas após a compra da empresa pela Fiat no final dos anos 2000, o 1.4 litro saiu de linha.
O 1.6 litro foi retrabalhado e virou E.torQ, gerando inclusive uma variante 1.8 litro, tendo ambos bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com galeria do comando único de válvulas.
Acionado por corrente, o comando ativava as válvulas através de balancins, sendo quatro válvulas por cilindro.
Com injeção eletrônica multiponto, o E.torQ 1.6 16V tinha 1.598 cm³ e entregava 115 cavalos na gasolina e 117 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm.
O torque era de 16,2 kgfm no derivado de petróleo e 16,8 kgfm no combustível vegetal, ambos a 4.500 rpm.
O câmbio era manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic com modo Sport, assim como manual na alavanca e nos paddle shifts no volante.
Com acionamento eletro-mecânico, o sistema acionava marchas e a embreagem automaticamente, usando assim uma caixa de mudanças mecânica, mas com gerenciamento eletrônico.
Palio 2013 – desempenho
Fiat Palio 1.0 – 15 segundos e 157 km/h
Fiat Palio 1.4 – 12,2 segundos e 173 km/h
Fiat Palio 1.6 16V – 9,8 segundos e 192 km/h
Fiat Palio Dualogic 1.6 16V – 9,8 segundos e 193 km/h
Palio 2013 – consumo
Fiat Palio 1.0 – 7,3/9,4 km/l e 10,8/13,6 km/l
Fiat Palio 1.4 – 7,4/9,3 km/l e 10,8/13,5 km/l
Fiat Palio 1.6 16V – 6,8/9,2 km/l e 10,4/13,2 km/l
Fiat Palio Dualogic 1.6 16V – 6,9/8,9 km/l e 10,5/13,0 km/l
Palio 2013 – manutenção e revisão
A Fiat Palio 2013 tem plano de revisão a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro, tendo ainda o serviço com verificação de itens de suspensão, direção, freios, motor e câmbio, parte elétrica e itens de segurança.
Com troca de óleo do motor, filtro de óleo, vela, filtro de ar, filtro de combustível, fluido de freio, correia em V, correia dentada, palhetas do limpador e líquido de arrefecimento.
Também são trocados itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, discos de freio, lonas de freio, pivôs de direção, buchas de balanças, coxins de motor e câmbio, buchas da barras estabilizadora, rolamentos, batentes das torres, molas e amortecedores, entre outros.
A rede da Fiat tem vários serviços, como funilaria e pintura, alinhamento, balanceamento, recall, lavagem, limpeza oxi-sanitária, instalação de acessórios, entre outros.
Com mais de 600 concessionárias, a rede Fiat tem profissionais especializados e uma oficina que pode realizar praticamente todos os serviços.
Palio 2013 – ficha técnica
Motor | 1.0 8V | 1.4 8V | 1.6 16V |
Tipo | |||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1368 | 1598 |
Válvulas | 2 | 2 | 4 |
Taxa de compressão | 12,15:1 | 12,35:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 73/75 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol) | 85/86 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) | 115/117 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 9,5/9,9 kgfm a 3.850 rpm (gasolina/etanol) | 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) | 16,2/16,8 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas ou automatizado de 5 marchas |
Tração | |||
Tipo | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Direção | |||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | |||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |||
Dianteira | McPherson | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Aço ou liga leve aro 14 polegadas | Aço ou liga leve aro 14 polegadas | Liga leve aro 15 ou 16 polegadas |
Pneus | 175/65 R14 | 175/65 R14 | 185/60 R15 e 195/55 R16 |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 3.875 | 3.875 | 3.875 |
Largura (mm) | 1.670 | 1.670 | 1.670 |
Altura (mm) | 1.504 | 1.504 | 1.504 |
Entre eixos (mm) | 2.420 | 2.420 | 2.420 |
Capacidades | |||
Porta-malas (L) | 290 | 290 | 290 |
Tanque de combustível (L) | 48 | 48 | 48 |
Carga (Kg) | 440 | 440 | 440 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 999 | 1.007 | 1.062 (MT) 1.097 (AMT) |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,33 | 0,33 | 0,33 |