O Palio Attractive 2013 era a versão de entrada da nova geração do compacto da marca italiana, mas ainda assim, o Novo Palio tinha posição importante no portfólio e ele estava em posição elevada.
Com o Palio Fire na geração anterior, tendo ainda o Uno em paralelo, a versão Attractive ainda poderia se aproximar da mesma no Fiat Punto, por exemplo.
Podendo ser bem equipada, ganhou uma importante adição em segurança, ainda que de forma obrigatória, mas muito bem-vindo, após o fim do Fiat Mille.
Tendo frente envolvente, maior espaço interno em relação ao Novo Uno, assim como interior mais moderno, incorporando elementos deste último, assim como do Fiat Grand Siena.
Oferecido com motores Fire 1.0 ou 1.4 litro, o hatch era econômico e com bom custo-benefício, sendo também muito valorizado no momento da revenda.
Palio Attractive 2013 – detalhes
Como novidades, o Palio Attractive 2013 trouxe o kit HSD de fábrica por conta da lei que tornava obrigatórios nos carros airbag duplo, cintos de segurança com pré-tensionadores e freios com ABS e EDB.
Fora isso, o Palio Attractive manteve-se com o visual original da segunda geração de fato do hatch da Fiat, que chegou em 2011 como modelo 2012.
Com visual fluido, o Palio de segunda geração tinha uma carroceria bem mais fluida que a anterior, bem como linhas sinuosas e melhor aproveitamento do espaço interno, com 290 litros no bagageiro.
Tendo para-choques na cor do carro, assim como maçanetas e retrovisores, o Palio Attractive podia ter ainda rodas de liga leve, retrovisores elétricos e vidros elétricos nas portas traseiras.
Ar condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, assim como direção hidráulica e padronagem dos bancos em tecido, o Novo Palio de entrada podia ser bem equipado, inclusive com sistema de áudio.
Seu motor é o Fire, consagrado desde os anos 80 na Itália e vendido aqui a partir de 2000, tendo até 75 cavalos no 1.0 e até 86 cavalos no 1.4, ambos 8V.
Com faróis duplos amendoados, o Palio Attractive 2013 tinha ainda lanternas em formato de gota, com interior moderno, com difusores de ar circulares e sistema de áudio integrado com Bluetooth.
O cluster analógico era estiloso com fundo preto e grafismos elegantes, tendo ainda belo volante de 3 raios e coluna de direção ajustável em altura.
Oferecendo bom espaço, tinha bancos confortáveis em padronagem aceitável, assim como bagageiro e bocal do tanque com acionamento interno.
[embedded content]
Palio Attractive 2013 – versões
- Fiat Palio Attractive 1.0 Manual
- Fiat Palio Attractive 1.4 Manual
Palio Attractive 2013 – equipamentos
Fiat Palio Attractive 1.0 Manual – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais rodas de liga leve aro 14 polegadas, pneus 175/65 R14, freios ABS com EDB, airbag duplo, cintos com pré-tensionadores, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e rádio com CD player.
Fiat Palio Attractive 1.4 Manual – Itens acima, mais motor 1.4 litro.
Palio Attractive 2013 – preços
- Fiat Palio Attractive 1.0 Manual – R$ 32.830
- Fiat Palio Attractive 1.4 Manual – R$ 34.577
(preços da Fipe em julho de 2022)
Palio Attractive 2013 – motor
O motor Fire é o que movia o Palio Attractive 2013, sendo essa a sigla para Fully Integrated Robotized Engine, um propulsor que surgiu para substituir a Série 10 na Europa.
Assim, em 1985, o projeto do Fire era atender os pequeninos carros da Fiat, menores que o Fiat Uno, como o Panda, por exemplo.
Com arquitetura mais moderna, o Fire começou a carreira como um 0.8 litro que entregava 34 cavalos para o pequenino da Fiat, nunca vendido no Brasil, pois, aqui ainda havia o Fiat 147.
Tendo bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, o Fire só chegou ao Brasil em 1999 para substituir os motores Fiasa e Sevel (argentino) na gama de carros compactos.
Essa tecnologia MultiAir de válvulas acionadas por comandos eletro-hidráulicos individuais, alavancou bem o desenvolvimento do Fire, que ainda tem as versões 1.0 8V e 1.4 8V feitas no Brasil.
No mercado europeu, os motores 1.2 e 1.4, ambos 16V, estão sendo substituídos pelo Firefly (GSE), como aqui, tendo ainda os bicilíndricos 0.9 Turbo e 1.0 aspirado.
No Palio Attractive 2013, o 1.0 tem 999 cm³ e entrega 73 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, ambos a 6.250 rpm, com 9,5 kgfm no primeiro e 9,9 kgfm no segundos, ambos a 3.850 rpm.
Já o 1.4 tem 1.368 cm³ com 85 cavalos no derivado de petróleo e 86 cavalos no combustível vegetal, ambos a 5.750 rpm, com 12,4 e 12,5 kgfm a 3.500 rpm, respectivamente.
O câmbio é manual de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico.
Palio Attractive 2013 – desempenho
- Fiat Palio 1.0 Manual – 15,0 segundos e 157 km/h
- Fiat Palio 1.4 Manual – 12,2 segundos e 173 km/h
Palio Attractive 2013 – consumo
- Fiat Palio 1.0 Manual – 7,3/9,4 km/l e 10,8/13,6 km/l
- Fiat Palio 1.4 Manual – 7,4/9,3 km/l e 10,8/13,5 km/l
Palio Attractive 2013 – manutenção e revisão
A Fiat tem plano de revisão de 10.000 km ou 12 meses entre os intervalos para revisões de manutenção do Palio Attractive 2013 em sua extensa rede de concessionárias pelo Brasil.
Nas revisões, há inspeção de vários itens de motor, câmbio, suspensão, direção, freios e parte elétrica, entre outros, indicando o que precisa ser feito e o orçamento para a aprovação do cliente.
São trocados na revisão, óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas, fluido de freio, líquido de arrefecimento, correia dentada, correia em V e palhetas do limpador do parta-brisa.
Pneus, molas, amortecedores, batentes das torres, pastilhas de freio, discos de freio, lonas de freio, rolamentos, buchas de bandeja, coxins de motor e câmbio, pivôs de direção, buchas da barra estabilizadora, entre outros, são trocados sob orçamento.
Na rede Fiat, existem ainda serviços automotivos como funilaria, pintura, alinhamento, balanceamento, cambagem, recall, limpeza oxi-sanitária, instalação de acessórios e opcionais, entre outros.
Palio Attractive 2013 – ficha técnica
Motor | 1.0 8V | 1.4 8V |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1368 |
Válvulas | 2 | 2 |
Taxa de compressão | 12,15:1 | 12,35:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 73/75 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol) | 85/86 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 9,5/9,9 kgfm a 3.850 rpm (gasolina/etanol) | 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço ou liga leve aro 14 polegadas | Aço ou liga leve aro 14 polegadas |
Pneus | 175/65 R14 | 175/65 R14 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 3.875 | 3.875 |
Largura (mm) | 1.670 | 1.670 |
Altura (mm) | 1.504 | 1.504 |
Entre eixos (mm) | 2.420 | 2.420 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 290 | 290 |
Tanque de combustível (L) | 48 | 48 |
Carga (Kg) | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 999 | 1.007 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,33 | 0,33 |