A PCX 2021 é uma scooter com várias tecnologias e atualmente é um dos modelos mais vendidos da Honda, mesclando ainda bom acabamento com cores realmente atraentes.
A motocicleta da Honda tem um design sofisticado e chama atenção por seu conjunto ótico de LED, que destaca o produto em meio ao trânsito, sendo facilmente identificado.
Fabricada em Manaus, Amazonas, a PCX é um produto com foco urbano bem versátil, que alia conforto e desempenho adequado para os grandes centros, assim como muita economia e baixo custo de manutenção.
Levando duas pessoas, a PCX não tem somente estilo, ela alia tecnologias como o Idling Stop System, que consiste no desligamento automático do motor, quando a moto está parada no trânsito.
Ela tem freios combinados CBS, mas também tem versões com sistema ABS, bem como câmbio CVT e otimizador de potência enhanced Smart Power (eSP). Ela fica acima da Honda Elite.
PCX 2021 – novidades
A Honda PCX 2021 tem como novidades relacionadas com o modelo 2020, além dos preços maiores. A marca japonesa faz uma pausa de dois anos em média para atualizações que julga necessárias em certos modelos.
O que ela traz de novo é realmente o que foi apresentado na terceira geração da scooter, incluindo belos tons de cinza e azul-escuro perolizado, assim como o branco perolizado.
Estes dois últimos apresentam bancos em cores azul e marrom, respectivamente. Nas demais versões e cores, o assento é preto.
Com grafismos exclusivos, destaca-se pelas rodas de liga leve aro 14 polegadas, freios a disco nas duas rodas com sistemas CBS e ABS, painel digital e baú interno para capacete e capa de chuva.
Usando um motor monocilíndrico de quatro tempos com comando SOHC, além de duas válvulas, a PCX 2021 tem nesse propulsor de 149,3 cm³, injeção eletrônica e partida elétrica.
Abastecida apenas com gasolina e com refrigeração líquida, a PCX tem ainda transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic).
Isso garante maior conforto ao rodar, ampliado pela base para apoio dos pés do piloto e guidão em posição adequada.
Com a linearidade de funcionamento do motor, a Honda PCX 2021 entrega maior eficiência energética com consumo médio de 40 km/l e uma boa autonomia com seu tanque de oito litros.
A PCX entrega 13,2 cavalos a 8.500 rpm e 1,38 kgfm a 5.000 rpm, garantindo assim melhor desempenho e economia.
Os sistemas Idling Stop System (ISS) e enhanced Smart Power (eSP) garantem que esses atributos sejam valorizados no dia a dia com a PCX.
A Honda ainda garante três anos de cobertura e revisões com preços fixos, bem como sete trocas gratuitas de óleo após o período de garantia, dando assim mais segurança aos proprietários da PCX.
PCX 2021 – detalhes
A Honda PCX 2021 tem visual bem aerodinâmico, com escudo frontal tendo faróis de LED e luzes diurnas em LED, além de piscas integrados em posição mais elevada e em harmonia com o desenho fluido.
A frente tem ainda um belo para-brisa envolvente e em acrílico escurecido, deixando a PCX ainda mais harmoniosa, tendo ainda uma carenagem bem envolvente e fluida.
O painel é 100% digital com função blackout e tem conta-giros, velocímetro, nível de combustível e computador de bordo, enquanto as luzes-espia complementam as funções.
O guidão de aço cromado vem com retrovisores aerodinâmicos e ajustáveis, comandos de faróis, piscas e buzina, bem como corta-corrente, partida, lampejador de farol e o ISS.
Com manoplas ergonômicas e manetes de aço, a PCX tem ainda reservatórios do fluido de freio dianteiro e traseiro, assim como comandos dos freios combinados ou do ABS.
Atrás do escudo, há um compartimento para smartphone com tampa e fonte de 12V para recarga do aparelho móvel, além de trava de guidão.
Sobre a parte inferior da carenagem, há uma portinhola de acionamento remoto, através da chave presencial (exceto CBS), que também permite a partida da moto sem chave física.
Essa portinhola dá acesso ao tanque de oito litros da PCX, enquanto nas laterais, a scooter tem apoios horizontais e inclinados para os pés do piloto, garantindo conforto ao conduzir.
O banco retrátil tem dois lugares em níveis diferentes e o passageiro conta com pedaleiras estilizadas, assim como alças em liga leve sobre a rabeta.
O assento é destravado remotamente através da chave presencial, liberando 28 litros de espaço para capacete e/ou bolsa/mochila, bem como capa de chuva ou pequenas compras.
Atrás, a lanterna em LED incorpora também os piscas, assim como para-lama com suporte de placa, iluminação da mesma e refletor de sinalização.
A suspensão traseira tem braço oscilante com o conjunto de transmissão CVT e o eSP acoplados, assim como disco de freio a disco ventilado com 220 mm e pinça de pistão único com ABS ou tambor de 130 mm (CBS).
Com amortecedores e molas verticais, o conjunto se apoia em roda de liga leve de oito raios com pneu 120/70-14.
Do lado oposto ao CVT, fica o escapamento com silencioso estilizado e catalisador, tendo ainda grade com ventoinha do radiador de água do motor.
A PCX tem cavalete central e descanso lateral, com entrada de ar do motor na lateral direita da moto.
A suspensão dianteira tem bengalas protegidas pela carenagem e a roda de liga leve aro 14 polegadas tem pneu 100/80-14 com freio a disco de 220 mm e pinça de duplo pistão com CBS ou ABS.
O para-lama dianteira é bem rente à roda e aerodinâmico, fechando o conjunto visual citado da Honda PCX, que tem ainda um terceiro para-lama, instalado junto à roda traseira, internamente.
PCX 2021 – Versões
- Honda PCX 150 CBS
- Honda PCX 150 ABS
- Honda PCX 150 Sport ABS
- Honda PCX 150 DLX ABS
PCX 2021 – Equipamentos
Honda PCX 150 CBS – Motor de 150 cilindradas e câmbio CVT, mais pintura em cinza metálico e azul-escuro perolizado, banco duplo em cor azul, faróis de LED, luzes diurnas em LED e lanterna em LED.
Banco retrátil, descanso lateral, cavalete central, rodas de liga leve aro 14 polegadas, freio dianteiro a disco de 220 mm, partida elétrica, injeção eletrônica, painel digital, alças traseiras em liga leve, ISS e eSP.
Apoios para os pés, fonte 12V, pedaleiras estilizadas para o passageiro, piscas integrados, para-brisa, freio traseiro a tambor de 130 mm, freios CBS, baú interno de 28 litros, entre outros.
Honda PCX 150 ABS – Itens acima, mais chave presencial, freios ABS, disco de freio traseiro de 220 mm e pintura cinza metálico.
Honda PCX 150 Sport ABS – Itens acima, mais cor prata metálico.
Honda PCX 150 DLX ABS – Itens acima, mais branco perolizado e detalhes em bege com o assento na mesma cor.
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PCX 2021 – Preços
- Honda PCX 150 CBS: R$ 11.990 nas cores cinza metálico e azul-escuro perolizado.
- Honda PCX 150 ABS: R$ 13.190 na cor cinza metálico.
- Honda PCX 150 Sport ABS: R$ 13.590 na cor prata metálico.
- Honda PCX 150 DLX ABS: R$ 13.590 na cor branco perolizado.
PCX 2021 – motor
A PCX 2021 tem motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a água, tendo radiador e ventoinha lateral para resfriamento do líquido.
O propulsor é montado sob a carenagem central e com cilindro em posição horizontal, tendo injeção eletrônica PGM-FI e diâmetro x curso de 57,3 mm x 57,9 mm.
O comando de válvulas fica no cabeçote, sendo OHC, com duas válvulas e acionamento por corrente.
Esse motor tem 149,3 cm³ e tinha taxa de compressão de 10,6:1, entregando 13,2 cavalos a 8.500 rpm e 1,38 kgfm a 5.000 rpm.
Ele funciona com uma transmissão CVT chamada V-Matic com tração diretamente na roda traseira, onde há também o módulo de controle do sistema eSP, que ajusta a potência de acordo com a condução.
Tendo catalisador, o sistema de escape desse motor de 150 cilindradas tem silencioso estiloso na parte externa.
Com partida elétrica e ignição eletrônica, o propulsor tem ainda desligamento automático do motor, o ISS ou Idling Start Stop.
Essa tecnologia, que acabou original o conhecido MHEV, desliga o motor quando a PCX para no semáforo, evitando assim o consumo de combustível.
Isso ajuda muito na economia e para voltar a funcionar, basta soltar o freio para o religamento rápido do motor, voltando assim para a operação normal.
Abastecido por um tanque de oito litros, o motor de 150 cm³ da PCX é bem confiável e durável, sendo o mesmo usado no scooter aventureira Honda ADV.
PCX 2021 – Desempenho e consumo
A PCX 2021 tem um bom desempenho e também consumo adequado para sua proposta.
Com boa força disponível para uso urbano, a PCX 2021 vai de 0 a 100 km/h em 17,6 segundos e com final de 110 km/h.
Tendo aceleração linear por causa do câmbio CVT e com baixo regime de giro, adequado para se obter boa eficiência energética.
No consumo, a PCX faz 35 km/l na cidade e 45 km/l na estrada, com média de 40 km/l.
O CVT e o sistema ISS ajudam muito no resultado de uma excelente média de consumo.
- Honda PCX – 0 a 100 km/h – 17,6 segundos
- Honda PCX – velocidade final – 110 km/h
- Honda PCX – consumo urbano – 35 km/l
- Honda PCX – consumo rodoviário – 45 km/l
PCX 2021 – manutenção e revisão
A PCX 2021 tem plano de manutenção com três revisões obrigatórias, cujos preços são fixos em todo o território brasileiro.
Com cobertura de três anos, a garantia cobre toda a moto e permite ainda, em seu cumprimento, que se faça sete trocas de óleo lubrificante gratuitamente na rede Honda Motos.
Nas revisões da Honda Motos, são verificados diversos itens ligados aos freios, iluminação, suspensão e mecânica, de modo a avaliar se algo precisa ser corrigido.
São trocados o óleo lubrificante, elemento filtrante do óleo, filtro de ar do motor, líquido de arrefecimento e vela, podendo ainda ser trocados lâmpadas, pastilhas de freio, lonas de freio e pneus.
Como não tem relação por corrente aparente como em motos comuns, a PCX reduz o custo com a transmissão CVT que é autolubrificada.
Com lavagem e lubrificação de componentes móveis, o serviço tem ainda possibilidade de instalação de acessórios, assim como o cumprimento de qualquer recall.
A parte eletrônica também é verificada, desde a injeção eletrônica até o painel digital, passando pelos sistemas ISS e eSP, além da chave presencial.
Nas concessionárias da Honda Motos, pode-se ainda adquirir vestuário apropriado, como jaquetas, capacetes, botas, capas de chuva, luvas, entre outros.
Também vende-se bauletos, capas de proteção e outros acessórios para motocicletas e scooters.
Algumas revendas da Honda Motos possuem pistas para test drive e cursos de pilotagem, incluindo direção defensiva.
Concorrentes
Yamaha NMAX 2021
A PCX 2021 tem duas concorrentes, sendo elas a Yamaha NMAX 160 ABS, Dafra Cruisym 150 e Haojue VR 150. A primeira já era da nova geração em 2021, chegando com um visual bem expressivo.
Nessa nova NMAX, o design volumoso e verticalizado, usa e abusa de detalhes em preto brilhante, assim como cores bem vivas e detalhes sofisticados.
Seu motor monocilíndrico de quatro tempos e refrigeração líquida tem comando de válvulas no cabeçote, além de quatro válvulas no cilindro e comando variável de admissão.
Entregando 15,4 cavalos a 8.000 rpm e 1,40 kgfm a 6.500 rpm, tendo ainda 155 cm³ e transmissão CVT com sapata centrífuga.
Assim como a PCX, a NMAX 2021 tem chave presencial com botão de partida, freios ABS, rodas de liga leve aro 14 polegadas, faróis e lanterna em LED, luzes diurnas em LED e Start&Stop no motor.
Painel digital, tanque de 7,1 litros, baú interno para capacete e banco duplo confortável, fazem parte do pacote. Seu preço era de R$ 14.990.
Dafra Cruisym 150 2021
Assim como a PCX 2021 e a Yamaha NMAX 2021, a Dafra Cruisym 2021 é outra scooter 150 cilindradas com refrigeração líquida num motor monocilíndrico de quatro tempos.
Com 149,6 cm³, a Cruisym 150 entrega 12,5 cavalos a 8.000 rpm e 1,22 kgfm a 6.000 rpm, tendo câmbio CVT e pesando 130 kg.
Equipada com rodas de liga leve aro 14 polegadas, a scooter da Dafra tem freios a disco nas duas rodas, porém, apenas com sistema CBS.
Ela tem luzes de posição e lanterna em LED, além de painel digital e carregador USB para smartphones.
Também tem compartimento para capacete e escudo protetor, além de apoios para os pés. O preço era de R$ 14.490.
Haojue VR 150 2021
A Haojue VR 150 2021 em preço para concorrer com a PCX 2021, custando R$ 13.495.
Equipada com motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar induzida por ventoinha, ela tem câmbio CVT. Ambos são presos na balança da suspensão traseira.
Ela tem 10,8 cavalos a 7.000 rpm e 1,17 kgfm a 5.000 rpm, dispondo de injeção eletrônica, mas tendo partida tanto elétrica quanto a pedal.
Com chave eletrônica e alarme, ela vem com bauleto, compartimento no escudo e outro sob o banco para capacete.
Não tem luzes de LED e seus freios a disco possuem somente o sistema CBS.