Pesquisa revela que 94% dos varejistas possuem ao menos um canal de vendas digital

O ìndice de Produtividade Tecnológica do Varejoa estudo da TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas revelou que 94% dos varejistas entrevistados possuem pelo menos um canal de vendas didital, indicando que a grande partes dos lojistas brasileiros investiu no ambiente virtual para garantir melhor proximidade e atendimento e, consequentemente, fidelizar e conquistar clientes. No entanto, quando o assunto é fonte de receitas, as lojas físicas ainda representam a maior parte do faturamento do varejo, sendo responsáveis em médida por 67% da receita, enquanto os canais digitais repserentam 14% do faturamento médio e constatos por telefone, 19%.

Apesar do avanço da digitalização dos dois últimos anos, principalmente, varejistas brasileiros ainda estão em processo de iniciaçaão ou adqueação às ferramentas tecnológcias. O índice de produtividade tecnológica do setor registrou 0,43 pontos em uma escala de 0 a 1, que avalia o nível de produtividade tecnológica com base no uso de ERSPs e outras soluções complementares, a partir de indicadores de internalização de tecnologias e ganho de perfomance. O estudo ainda aponta que apenas 5% dos varejisas entrevistados estão na ponta da produtividade, ou seja, atingindo 1,75%

Para a elaboação da pesquisa foram realizadas 674 entrevistas, considrando empresas nacionais e multinacionais, com faturamente igual ou superior a 2 milhões em todas as regiões do País.