Peugeot terá híbrido leve de 48 volts na Europa

A Peugeot terá um sistema híbrido leve de 48 volts na Europa que, eventualmente, poderia ser usado aqui, ainda que a Stellantis tenha outro dispositivo MHEV em uso no continente.

Até agora, a marca francesa apostou em híbridos plug-in e elétricos, mas a pressão de Bruxelas sobre o setor automotivo faz com que o MHEV seja fundamental para cumprir as metas de emissão.

Então, a partir de 2023, os carros da Peugeot e consequentemente de DS, Citroën e Opel/Vauxhall usarão um novo dispositivo de auxílio ao motor.

Nesse caso, o propulsor escolhido será o EB 1.2 Puretech Turbo de 130 cavalos, que receberão um motor elétrico para partida, recuperação de energia e auxílio, acrescentando pico de 20 cavalos.

Para isso, ele usará uma bateria de lítio de 0,8 kWh, bem como será obrigatória a substituição da transmissão automática de oito marchas da Aisin.

Em seu lugar, será integrada uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas da Punch Powertrain, que se associou com a antiga PSA antes da Stellantis.

Com esse conjunto, o primeiro modelo “Mild Hybrid” da marca será o Peugeot 3008, mas esta variante não deverá chegar ao Brasil, onde o velho 1.6 THP Flex reina absoluto.

Como já citado, a Stellantis tem outro sistema MHEV, usado no motor Firefly 1.5 Turbo da família GSE na Itália, sendo usado em Melfi na versão de 150 cavalos desse propulsor.

Nesse caso, como se trata da mesma família produzida aqui, em versões 1.0 e 1.3, possivelmente a Stellantis usará o MHEV “italiano” por aqui em algum momento.

Entretanto, no lugar de ter apenas gasolina, será usado também etanol em sua versão flex.

Sobre o Firefly 1.5, não se tem notícia de sua vinda para o Brasil, ainda que uma variante aspirada 8V desse quatro cilindros possa ser mais forte que o atual 1.3 8V.

Por ora, a Stellantis apenas observa o movimento de marcas como a Caoa Chery, focando no MHEV.

[Fonte: Diário Motor]