O carro é de 1998, mas a preparação o leva a ser um carro mais que atual, aliás, nesse caso do Prodrive P25, bem radical e extremamente caro: US$ 564.000.
Um Subaru WRX STI de 1998, numa edição que a marca japonesa criou (22B) para comemorar os mundiais de WRC de 1995, 1996 e 1997, conquistados pela marca.
Considerado uma das joias da coroa automotiva, o WRX 22B caiu nas mãos da Prodrive e isso torna a coisa realmente instigante, quando já se sabe a verdade sobre essa variante do STI.
A Prodrive, antes de tudo, preparou diversos WRX para as pistas do World Rally Championship e isso é uma boa razão para que parte da bagatela pedida seja exigida.
Bem, sobre o que foi feito, o Impreza WRX STI 22B teve as seguintes partes trocadas por fibra de carbono: capô, porta-malas, teto, soleiras, para-lamas, painéis traseiros, para-choques, asa traseira e espelhos retrovisores.
Por aí, ele já ajustou bem o peso para baixo, fazendo o 22B cair para 1.200 kg. Já seu boxer 2.5 bi-turbo de quatro cilindros foi preparado para 400 cavalos e 61 kgfm.
Essa preparação envolve a troca de camisas de cilindro, pistões, bielas e comandos de válvulas variáveis, além de intercooler de maior capacidade, turbocompressores Garrett, novas caixas de ar do motor, coletor de escape em aço inox e escapamento de titânio da eslovena Akrapovic.
Originalmente, o Subaru Impreza WRX STI 22B tinha 280 cavalos, mas dizem as boas línguas que em realidade ele tinha mais cavalos que os descritos no estábulo.
Além disso, o câmbio de cinco marchas manual foi trocado por um semiautomático de seis marchas com engrenagem de saída helicoidal e trocas em 80 milissegundos.
O P25 recebeu ainda sistema anti-lag, controle de largada estilo WRC e suporte dos pedais no assoalho, bem como diferencial central ativo com diferenciais de deslizamento limitado nos dois eixos.
A suspensão ganhou amortecedores Bilstein ajustáveis de 2 vias em novos suportes de alumínio e placas de ajuste de cambagem.
As rodas de liga leve forjadas em cinza têm aro 19 polegadas, calçadas com pneus Bridgestone Potenza 235/35 R19.
Nos freios, discos ventilados de 15 polegadas acoplados em pinças de 6 pistões para fazê-lo parar imediatamente e discos ventilados traseiros de 14,8 polegadas com pinças de 4 pistões para equilibrar essa força de desaceleração.
Serão construídos 25 carros, todos com acabamento em couro, Alcantara e fibra de carbono, com opção de bancos traseiros e gaiola padrão FIA. Se interessou?