Projeção: Novo Grand Vitara XL7 pode gerar um Toyota?

O Suzuki Grand Vitara 2023 alcançou uma nova geração na Índia, derivada de um modelo da Toyota, o Urban Cruiser Hyrider, sendo basicamente baseado em uma plataforma da conterrânea japonesa.

Com cinco lugares, o Novo Grand Vitara tem 4,365 m de comprimento, 1,795 m de largura, 1,465 m de altura e 2,600 m de entre eixos, atuando no segmento médio.

No entanto, os indianos já estão de olho em outras possibilidades para o produto e entre elas o resgate do Grand Vitara XL7, que tinha sete lugares.

Uma projeção de SRK Design, mostra como seria a releitura do antigo Grand Vitara XL7, que chegou a ser vendido no mercado brasileiro.

Na projeção do SRK, o Grand Vitara da nova geração aparece com a traseira alongada para ampliar o espaço no bagageiro para adição de dois assentos extras, podendo até abrigar um pequeno espaço para bagagens.

A adição na carroceria poderia levar o SUV para algo em torno de 4,60 m de comprimento e isso poderia ser interessante num mercado que valoriza os utilitários esportivos.

Além disso, poderia se tornar um rival direto do Hyundai Creta Grand, outro SUV de sete lugares presente por lá.

Da mesma forma, a Toyota poderia se beneficiar com uma variante maior do Grand Vitara, criando assim um Urban Cruiser Hygrand ou algo assim.

Por aqui, muito se fala na possibilidade de o Novo Grand Vitara ser vendido no país, assim como o Hyrider, para ficar abaixo do Toyota Corolla Cross.

No entanto, o acordo entre Suzuki e Toyota parece mais centrado na Índia, onde a primeira é líder e tem base industrial consistente, enquanto a segunda teve prejuízos locais com o Etios e teve de se associar com a rival para mudar seu posicionamento.

Aqui, a Toyota terá um novo SUV compacto e ele poderá ter a plataforma DNGA  com um produto a ser lançado igualmente na Tailândia.

[Projeção: SRK Design]