A Volkswagen prepara para 2026, uma ação direta no mercado americano para combater as picapes grandes de Ford, GM e Stellantis, assim como Rivian e Tesla.
Nesse caso, é a Scout, que será uma marca diferenciada dentro do grupo Volkswagen e suspeita-se que será totalmente independente da marca VW nos EUA.
O nome vem do utilitário 4×4 da International Harvester, que foi produzido entre 1960 e 1980, rivalizando com o Ford Bronco.
Hoje, a proposta da Scout parece direcionada exatamente para combater o antigo rival, agora em nova geração.
Como a Jeep com os modelos Wrangler e Gladiator, a Scout deverá usar chassi de longarinas com baterias de lítio e motores elétricos integrados aos eixos através de braços sobrepostos ou algo parecido.
A ideia é prover tração nas quatro rodas e modos de atuação que lhe permitirão ir ao deserto, andar sobre as pedras e trazer emoção aos proprietários que buscam esse tipo de aventura.
Ainda assim, terá de ser um veículo prático no dia a dia, como a versão picape, com caçamba de tamanho médio.
Herbert Diess revelou que serão dois modelos, sendo um pequeno jipe e uma picape robusta, como a vista nessa projeção do site TopElectricSUV.
Ainda que a suspensão apareça rebaixada, a picape Scout deve mesmo aparecer com suspensão elevada, rodas de 33 ou 35 polegadas, molas e amortecedores robustos e chassi com proteções de aço ou alumínio.
Com porta-malas sob o capô e caçamba com solução modular – como a abertura abaixo da vigia, vista na VW Tarok – a Scout terá um foco aventureiro.
Pelo visto no teaser, aparentemente a Scout não terá itens tão radicais quanto as portas removíveis e cobertura do teto retirável.
Diess revelou que a proposta terá uma arquitetura diferente da MEB atual e das plataformas elétricas premium de Audi e Porsche.
Além dos dois modelos, a Scout deverá produzir uma picape tradicional para a Volkswagen, de modo a atender os desejos dos revendedores.
[Projeção: TopElectricSUV]