O Pulse Abarth é uma nova proposta da Fiat para o mercado nacional, onde a Stellantis vê espaço para SUV com pegada esportiva e a marca italiana chega para inaugurar uma nova fase.
O modelo já foi mostrado em imagens de teaser, mas somente agora a imprensa conseguiu ver o carro de perto e andar no banco do passageiro para ter uma impressão do carro na pista do Autódromo de Interlagos.
Desenvolvido no Brasil, o projeto do Pulse Abarth é o primeiro fora da Itália e está em fase final de desenvolvimento, com o lançamento no último trimestre de 2022.
O SUV esportivo chegará ao mercado nacional com motor GSE 1.3 Turbo com 180 cavalos na gasolina e 185 cavalos no etanol, além de 27,5 kgfm.
Com os mesmos números da Fiat Toro, por exemplo, o Pulse Abarth tem uma calibração diferente com curvas de potência e torque exclusivas para o crossover esportivo.
A marca não comenta detalhes técnicos do produto, por ora, mas ele fará de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e com final acima de 210 km/h.
Com transmissão automática de seis marchas, o Pulse Abarth tem uma programação que também altera os parâmetros da caixa, com trocas diferenciadas em relação aos demais modelos com a mesma motorização.
No Brasil, o Pulse Abarth será o primeiro produto da nova marca por aqui, que terá uma rede autorizada própria, bem como uma gama de acessórios e outros produtos e serviços, bem como programa de relacionamento com clientes e fãs.
Anteriormente, a Abarth só estava presente no Brasil como versão de alguns modelos da Fiat, vindo prontos da Itália, porém, agora a marca do escorpião terá uma estrutura localizada com produtos feitos aqui.
Além do Pulse Abarth, espera-se pelo Fastback Abarth, lembrando que a marca Fiat não é usada nos produtos e nem para divulgação dos mesmos, começando sempre pelo nome do modelo e a marca.
Pulse Abarth – impressões visuais
O Pulse Abarth se apresenta devidamente personalizado para refletir a essência da marca italiana, fundada por Carlo Abarth.
O esportivo tem frente semelhante em aspecto ao Fastback, inclusive com o mesmo para-choque, tendo entradas de ar verticais nas extremidades, assim como grade inferior com spoiler e detalhe em vermelho.
Com faróis de neblina em LED, o Pulse Abarth tem grade exclusiva com logo do escorpião e a bandeirinha da Fiat.
Tendo abertura adicional sob a grade, assim como faróis full LED e aplique imitando (ou não) fibra de carbono sobre o conjunto ótico, o Pulse Abarth tem retrovisores vermelhos, teto e colunas pretas, assim como belas rodas esportivas aro 17 polegadas.
Estas possuem acabamento em preto brilhante e antena barbatana pronunciada sobre o teto, assim como o defletor de ar.
Com faixas decorativas vermelhas, o Pulse Abarth chama atenção por duas coisas nas rodas, sendo uma delas são as pinças sem acabamento algum, nos discos dianteiros, que são ventilados.
A outra é que atrás, os freios são a tambor. Não conseguimos ver embaixo do carro, mas a Abarth garante uma calibração diferenciada de chassi e suspensão.
O para-choque com escape duplo cromado e para-choque dotado de difusor de ar e espaço ao centro, sem função aparente, mas que pode suportar adiante uma luz de neblina ou freio adicional.
Dentro, a Fiat cobriu o painel e os bancos, deixando apenas o cluster digital configurado com apresentação da Abarth, cujo nome estampa bem a tampa traseira.
O display tem detalhes visuais em vermelho com manômetro de pressão do turbo, assim como indicador de percentual de potência utilizada.
O volante com paddle shifts tem o modo Sport e acabamento em couro com costura vermelha, mas o centro estava coberto.
Já a alavanca de transmissão automática era a mesma do Pulse, assim como os comandos do ar condicionado automático e o display da multimídia de 10 polegadas, que só ligou para a câmera de ré.
No geral, o visual chama atenção pela personalização, focada em performance, com interior ainda com ar de mistério.
Pulse Abarth – impressões a bordo
Na pista de Interlagos, andamos no banco do passageiro, com Ricardo Dilser, gerente de comunicação da Stellantis, ao volante para uma volta rápida a bordo do Pulse Abarth.
Com ronco não muito grave no escape, o crossover esportivo arranca suave e então destraciona as rodas dianteiras em movimento, indicando boa força entregue às rodas, montadas em pneus 215/50 R17.
Tendo excelente capacidade de aceleração, o Pulse Abarth tem um ajuste de suspensão mais firme, que garante ao crossover entrar nas curvas em alta e sair mantendo a trajetória.
Outro ponto de destaque é a retomada, feita em pouquíssimo tempo, com grande capacidade de aceleração, assim como igualmente de frenagem, mesmo usando tambores nas rodas traseiras.
O banco do passageiro não segurou bem o corpo em curvas, mas com um revestimento em tecido colocado sobre o assento, a aderência foi comprometida.
Como não estávamos dirigindo, a impressão ao andar como passageiro foi boa, mas não traduz a sensação ao volante, que só teremos de fato quando o carro chegar ao mercado nacional, daqui a alguns meses.
O que podemos dizer é que o Pulse Abarth parece bom ao dirigir e que a preparação da Abarth o fará um player interessante no segmento de esportivos.