O Renault Clio é um carro que deixou saudades em muita gente, ainda que pese sobre ele, detalhes não muito agradáveis por aqui.
De qualquer forma, foi um player importante no mercado nacional e ainda é na Europa, onde lidera seu segmento.
No entanto, o Clio não se encaixa na proposta elétrica da Renault e isso não será um empecilho para o hatch compacto continuar a ser vendido na Europa.
Segundo o site L’Argus, a Renault fará uma sexta geração do Clio e esta não será para agora e sim 2026.
Um dos maiores questionamentos até então no mercado europeu, o futuro do Clio dependia do desenrolar da história dos carros elétricos, especialmente do conceito R5, que terá corpo final em 2024.
Entretanto, assim como a Stellantis, a Renault quer um período de transição para a eletrificação plena, ainda que não aposte todas suas fichas nisso, visto que a Scénic 2024 usará hidrogênio.
Contudo, um dos motivos para ter uma gama de transição é a alta dos custos para produção de carros elétricos, especialmente com a falta de chips e a Guerra da Ucrânia.
Também houve aumento das matérias-primas e das terras raras, fundamentais para a produção de baterias.
Assim, o Clio 6 surge como uma alternativa mais barata, mas igualmente eletrificado.
O que se sabe sobre o Clio 6 é que ele será o modelo atual completamente revisado, usando a mesma plataforma para reduzir custos.
Contudo, o uso do motor será aos hibridizados, com um 1.2 TCe de três cilindros usando sistema MHEV de 48 volts, enquanto um E-Tech puro híbrido terá motor 1.8 SCe no lugar do atual 1.6 SCe.
Ele terá um motor elétrico axial de fabricação francesa e permitirá ao Clio E-Tech um consumo reduzido e enorme corte na emissão de CO2.
Com atualização visual em 2023, o Renault Clio terá essa nova geração três anos depois para ir além de 2030.
Aqui, a tecnologia 1.8 E-Tech Flex pode ser empregada já nessa época ou antes disso.
[Fonte: L’Argus]